Musculação aumenta qualidade de vida para os idosos

Musculação aumenta qualidade de vida para os idosos

Há algum tempo, profissionais da educação física já se mobilizaram para uma conscientização dos benefícios que a musculação traz para as pessoas de todas as idades. Médicos também reconhecem e alertam sobre a importância da prática de exercícios físicos, pois essa é a melhor forma de mantermos o nosso organismo com um bom funcionamento.

A prática de exercícios atua positivamente sobre o sistema músculo-esquelético prevenindo doenças como a osteoporose, sarcopeneia e dores lombares, principalmente entre os idosos. O treino dos músculos auxilia também no desempenho das atividades funcionais do organismo, melhorando assim a qualidade de vida na terceira idade.

No entanto, devido à idade avançada, é de extrema importância que o idoso procure um profissional especializado em treinamento resistido para terceira idade. Um especialista poderá preparar um programa de atividades para incluir e equilibrar exercícios aeróbicos, de força muscular e de flexibilidade. Mas antes disso, geralmente o idoso precisa passar por uma avaliação médica criteriosa, para que os geriatras possam dar a prescrição correta e as possíveis restrições de exercícios.

Sobre os benefícios, vale destacar que os exercícios que trabalham força muscular e flexibilidade são capazes de reduzir a gordura corporal e aumentar a massa óssea dos idosos de 10 a 62%. Já as atividades aeróbicas da musculação ajudam na redução dos triglicerídeos e da rigidez das grandes áreas. Portanto, o ideal é que o treino seja equilibrado, em todos os aspectos.

Além disso, a musculação bem orientada influencia de maneira positiva na pressão arterial, metabolismo basal e da glicose, assim como no tempo de trânsito gastrointestinal e na gordura corporal, que são os principais fatores de risco para desenvolver doenças de coração, diabetes e o câncer.

Para garantir que os idosos possam fazer musculação sem prejudicar as articulações, já existem no país diversas academias com profissionais qualificados e equipamentos especialmente desenvolvidos para os idosos. Esse diferencial faz com que os exercícios ajudem a aumentar a qualidade de vida na terceira idade, já que de modo ajuda a promover a máxima ativação dos músculos e mínima sobrecarga nas articulações.

 

bookmark Musculação aumenta qualidade de vida para os idososGostou? Então Compartilhe!
This entry was posted in Uncategorized.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>