Incentivo à atividade física | Planos de Saúde Senior

Como incentivar a prática de atividade física na terceira idade

Praticar alguma atividade física é uma das principais recomendações para quem deseja manter a boa forma e qualidade de vida. O cuidado vale para qualquer idade, mas exige ainda mais atenção quando se tratam de pessoas idosas.

Incentivar a prática de exercícios físicos na terceira idade é fundamental, principalmente quando o idoso sente-se desmotivado ou não vê importância nessas atividades. Mas, seguindo algumas dicas, é possível deixá-lo mais animado e disposto a se exercitar.

praticar exercício físico Incentivo à atividade física | Planos de Saúde Senior

Via: Free Digital Photos.

Diferentes opções de atividades
Os idosos precisam ter conhecimento sobre as diferentes opções de esportes e outras atividades disponíveis. Entre elas, estão as aulas de aeróbica, dança de salão, yoga, pilates, hidroginástica e, até mesmo, golfe, jardinagem ou a tradicional caminhada.

Poder de decisão
O próprio idoso deve decidir por qual das atividades ele tem maior interesse e vontade. Dessa forma, a prática de exercício físico passa a ser encarada como uma distração, sendo um momento de lazer e prazer.

Apoio Médico
Com um plano de saúde, é possível garantir a segurança e bem-estar do idoso. Esse acompanhamento, além de certificar que o idoso está apto a praticar determinada atividade, ainda servirá como um reforço ao incentivo, já que o próprio médico poderá ressaltar a importância do exercício físico.

Atividades para a socialização do idoso
Existem opções de esportes que podem aumentar o convívio e a interação do idoso com outras pessoas. Alguns exemplos são caminhadas com os filhos, voltas de bicicleta com os netos ou, ainda, passeios com amigos e grupos da terceira idade.

Atividades cotidianas
Arrumar a cama, estender a roupa, dobrar lençóis e outras tarefas domésticas são atividades que, por mais simples que sejam, mantêm o corpo em movimento, evitando o sedentarismo. Além disso, ajudando nos afazeres domésticos mais leves, o idoso pode se sentir mais útil para a família e, assim, mais animado.

Condicionamento físico
De nada tentar exercícios elaborados, se o idoso possui muitos problemas de mobilidade ou flexibilidade. Por isso, mais uma vez, é fundamental seguir a recomendação de médicos, que saberão determinar que tipo e o ritmo da atividade que o idoso pode fazer.

Exercício físico sem obrigação
Caso o idoso encare as atividades como uma obrigação, ele, certamente se sentirá desinteressado. Por isso, é importante que familiares e médicos apenas incentivem, não forçando ou exigindo muito.

bookmark Incentivo à atividade física | Planos de Saúde SeniorGostou? Então Compartilhe!
This entry was posted in Uncategorized.

One Response to Incentivo à atividade física | Planos de Saúde Senior

  1. neuza sgobbi says:

    gostaria de saber onde posso fazer as atividades que passa no pragrama da helo Pinheiro tenho visto mas nao sei onde faz as atividades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>