ESCOVAÇÃO DA LÍNGUA

A escovação da língua é importante, pois durante as refeições, resíduos dos alimentos ingeridos depositam-se na parte dorsal da língua, resultando em uma camada branca acinzentada que é a saburra lingual.

Muitas vezes, a halitose está relacionada à saburra lingual que é uma massa, uma película sobre a língua formada de bactérias, restos de alimento, saliva e células de descamação da cavidade oral.

Geralmente, as pessoas limpam os dentes e a gengiva, mas esquecem de limpar a língua. Limpar a língua é tão importante quanto usar a escova e o fio dental. Uma língua limpa vai manter a boca mais livre de bactérias por mais tempo e melhorar consideravelmente a degustação.

90% dos casos de mau hálito são conseqüências dos restos alimentares “esquecidos” na boca.

 

raspador de lingua ESCOVAÇÃO DA LÍNGUA

Existem no mercado utensílios especiais para limpar a língua, chamado limpador ou raspador de língua.
Os raspadores de língua são equipamentos auxiliares na remoção mecânica da saburra. Com objetivo de remover bactérias residentes na superfície da língua, constituindo-se de um instrumento anatômico para uso manual, portando uma cabeça curvada em “u” cuja superfície externa é circular e a superfície interna reta, de modo a formar uma linha de raspagem que é aplicada sobre a parte superior da língua, portando ainda, alça ou cabo por onde se segura o dispositivo.

 

O raspador de língua funciona no sentido de trás para frente, ou seja, coloque a língua pra fora o máximo possível e arraste o raspador do fundo da boca até a ponta da língua. Faça isso, repetidas vezes, lavando o raspador em água corrente.

como escovar a lingua ESCOVAÇÃO DA LÍNGUA

Caso  o paciente não queira ou não possa usar um raspador de língua, a técnica de remoção da saburra lingual, pode ser feita com a própria escova dental.

Coloque a língua para fora o máximo que puder (tente visualizar áreas esbranquiçadas), o paciente pode segurar a ponta da língua com uma gaze, dessa maneira não escorrega e o impulso doloroso impede a náusea.

Coloque a escova na parte mais posterior possível da língua (sobre as áreas esbranquiçadas), pressione a escova contra a língua e puxe-a vagarosamente para frente, em movimento único.

Repita esta operação até todos os detritos terem sido removidos e depois enxágüe a boca. Esta operação pode ser feita durante a escovação dos dentes.

escovacao da lingua ESCOVAÇÃO DA LÍNGUA

ATENÇÃO: SÓ FAÇA MOVIMENTOS DA PARTE DE TRÁS DA LÍNGUA PARA FORA. NUNCA AO CONTRÁRIO.

As escovas são tão eficazes quanto o próprio limpador de línguas.

 

Dr. José Américo Bottino Junior,

Cirurgião-dentista, especialista em periodontia pela Associação Paulistados Cirirgiões-Dentistas.

E para quem quer saber mais sobre a saúde bucal, pode fazer suas perguntas que o dentista responde.

Saiba mais sobre:

Periodontia: Tratamento

Periodontia: Trauma Oclusal

O que é Periodontia?

Periodontia X Ortodontia

Periodontia X Endodontia

bookmark ESCOVAÇÃO DA LÍNGUAGostou? Então Compartilhe!
This entry was posted in Odontologia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>