Dentista responde

Dr Jose Americo Bottino Jr periodontista Dentista respondeEste espaço é dedicado ao encaminhamento de perguntas sobre Odontologia e Periodontia na terceira idade, a perguntas serão respondidas pelo Dr. José Américo Bottino Junior especialista em Periodontia 

Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Periodontia pela Associação dos Cirurgiões-Dentistas.
Atualmente responsável pela Periodontia do Centro de Especialidade Odontológica de Ermelino Matarazzo da Prefeitura do Município de São Paulo, Clínico geral com ênfase em periodontia do Serviço Social do Comercio ( SESC ODONTOLOGIA ), Periodontista com ênfase em implante em consultório particular.


Deixe sua dúvida sobre Odontologia ou Periodontia aqui, que eu respondo!

bookmark Dentista respondeGostou? Então Compartilhe!

10,502 Responses to Dentista responde

  1. Verônica says:

    Boa tarde Dr.

    Desde pequena que corro de dentista por ter medo. Ha 2 anos criei coragem e desde então fiz o meu tratamento e o já conclui. Extrai os dentes 36, 37 e ainda não tenho o 38 (ciso) nem o 48 (ciso). Certamente terei que usar aparelho pricipalmente pela situação dos meus dentes superiores, pois são “pra frente”. Eis minha dúvida: PODE-SE COLOCAR APARELHO SÓ NA PARTE SUPERIOR? TEM COMO COLOCAR NA PARTE INFERIOR, POIS ONDE SERÁ COLOCADA A BANDA? VAI FICAR À MOSTRA, NÃO É???
    Me tire essa dúvida cruel…

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Verônica,

      O tratamento ortodôntico sempre é conciliado entre os dentes da maxila e mandíbula. Provavelmente sua ortodontista,através de sua documentação ortodôntica planejará seu tratamento.
      Fique tranquila que ela fará o melhor possível.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  2. aurilucia fernandes maciel says:

    posso colocar uma prótese sem precisar tirar todos os dentes

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Aurilucia,

      Caso seus dentes estejam com todo suporte de sustentação e os remanescentes forem suficientes para exercerem a função de pilares protéticos você poderá fazer uma prótese sem remover seus dentes.
      Procure um dentista para avaliar seu caso e planejar seu tratamento.
      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  3. Leandro says:

    Olá Dr , quebrei o meu dente da frente tem uns 2 anos. Fui no dentista e ele disse que não tem como recuperar por que o dente ta tipo preto como se tivesse morrido , e tambem o dente quebrou muito em cima , você acha que eu vou ter que IMPLANTAR outro dente Ou não ?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Leandro,

      Caso sua fratura coronária esteja infra-óssea infelizmente a indicação é de remoção do dente.
      A reabilitação poderá ser feita com próteses fixas, removíveis sobre dente ou implante.
      Visite seu cirurgião-dentista para fazer todos os planejamentos possíveis.

      Boa sorte,
      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  4. Patricia says:

    Boa Tarde Dr.

    Fiz um canal há 6 meses mas um deles continua a doer, meu dentista me pediu para tomar vários remédios, está colocando remédios até hoje e nada de o dente sarar para fechar e fazer acabamento, ele diss que se não tiver resultado até a semana que vem, vamos ter que fazer uma cirurgia pois ele diz que a raiz do meu dente é muito profunda e com o tratamento normal não deu resultado, porém estou morrendo de medo, pois ele vai fazer um corte na gengiva, abrir o dente pela raiz e seguir o tratamento, isso é normal??? Vc me aconcelha a arrancar esse dente e acabar logo com isso ou fazer esse tratamento tão dolorido???
    Abraços

    Patricia

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Patricia,

      Você deve estar tratando com um especialista em endodontia e provavelmente deverá seguir as orientações dele.
      Sempre tentamos salvar as raízes para fazer reabilitações protéticas ou restaurações.
      A cirurgia que fará chama-se apicectomia e tem o objetivo de obturar o canal retrogradamente, ou seja, de baixo para cima.
      Pode ser uma procedimento mais doloroso, porém com alto índice de sucesso.
      Siga todas as orientações pós-operatórias e medicamentosas.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  5. Jardel da Silva says:

    Ola DR boa tarde!

    estou com um problemão incrivel que todos os destistas que passei não aceitam trabalhar no meu caso, sempre me mandam procurar outro medico que conheça o caso:

    o problema é o seguinte:

    Não sei o nome do dente antes do Sizo, enfim sempre fazia um check up nos dentes com um dentista local na minha cidade de concórdia SC, ele me dizia que pelo estado e os raios x meus dentes estavam Ok! enfim com ele eu fiz um tratamento de canal no dente antes do sizo do lado direito, enfim fiz o canal tudo certinho, e o dito dente do lado esquerdo foi constatado como abiturado e ok.
    passando o tempo aconteceu duas coisas simultaneas que foram:
    num certo dia no serviço, eu passei a mãe no dente esquerdo e senti uma ponta de algodão saindo para fora de algum buraquinho, enfim, fui no banheiro e na hora que eu puxei aquele algodão ele saiu de dentro do dente!!!!!!! e quebrou toda a coroa com sigo! foi incrivel!! me assustei! marquei com um dentista e só tinha agenda na outra semana e tive que esperar com esse dente desse jeito… sofri muito! ficou só as raizes dentro do osso praticamente!
    na semana em que eu esperei.. adivinha??? PIMBA! o outro dente que eu fiz canal qebrou um pedaço gigante! mas não toda a coroa e saiu a restauração! fiquei assustado, os dois dentes de tras simplesmente desintegraram!!!
    fui no dentista e ele me disse que esse dente que saiu o algodão e quebrou podia esperar pra remover o que ficou de dente dentro com o osso e mais tarde colocar uma protese.
    e tambem me disse que iriam tentar retratar o canal do outro que quebrou na semana e depois reconstruir a coroa.
    o que eu to percebendo
    é que nas sessões de recuperação do canal desse dente, eles estão ignorando o dente quebrado e dizendo que não tem problema, é pra dexa ele ali que ja que como vai ser removido n tem problema… so que com frequencia inflama e doi por que como ficou uma navalha dentro da gengiva quando como algo e pressiona deve rasgar toda a gengiva dentro e inflama…
    a pergunta é… por que estão ignorando esse dente para extrai-lo? será que é tão dificil assim remover um pedaço que ficou dentro da gengiva? aguardo com urgencia doutor! obrigado!!!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Jardel,

      Infelizmente sem conhecer o caso não tenho responder sua pergunta, e nem mesmo imaginar o que os colegas estão planejando.
      Pergunte a eles qual será o planejamento para esse dente que eventualmente infecciona e peça para que atuem nele pois está te prejudicando.

      Um abraço,e boa sorte,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  6. alex says:

    ola doutor !! eu fiz um canal no dente tem uns dois meses . o que acontece e que quando fecha o dente

    com curativo , doi muito . a dentista me disse qua o canal do dente empetrificou , por isso nao consegue

    fazer o canal direito . ja tomei clavulanato , nimesulida . e ainda sim sinto dor no dente . ela me disse que

    eu teria que extrair o dente , mais meu dente nem doia antes . so fiz o canal por causa de uma abturaçao

    que quebrou , ela quer extrair meu dente . o que faço agora ?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Alex,

      Caso não esteja satisfeito com o diagnóstico , procure outra opiniões de profissionais especializados, como no caso, cirurgiaões-dentistas,especialistas em endodontia.
      Infelizmente à distância não tenho como colaborar sem exames clínicos e radiográficos.

      Boa sorte,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  7. Gisele says:

    Olá Dr. estou usando aparelho a mais ou menos 2 semas porem sinto meus dentes meio moles ainda isso é normal, quanto tempo mais ou menos fico assim? Obrigada desde já..

    E parabéns Dr. pelo seu trabalho. Abrindo espaço para tirarmos nossas duvidas..

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Gisele,

      Geralmente ao iniciar um tratamento ortodôntico, inicia-se também um processo de remodelação óssea, isso faz com que os dentes fiquem com uma pequena mobilidade.
      Não tem um prazo certo para que voltem ao normal, porém caso perceba uma mobilidade muito acentuada ,converse com seu ortodontista.

      Obrigado pelo prestígio e pela pergunta

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  8. camila oliveira says:

    ola doutor…
    Tenho um dente do lado esquerdo que quando eu fiquei gravida caiu a massinha,ficou um buraco,fui na dentista ela abriu mais ainda meu dente e disse que ia precisar fazer canal,colocou curativo,só que depois que ela fez isso meu dente ficou pior começou a ficar mais sensivel,até parece que vai quebrar.Me ajude o que devo fazer não quero perder esse dente,sera que tem salvação?..ele fica quase na frente e quando dou risada aparece se eu perde_lo vai ficar ridiculo,nossa estou morrendo de medo…me ajude por favor…

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Camila,

      Você deverá fazer o tratamento de canal para cessar sua sintomatologia dolorosa. Caso tenha ultrapassado os 3 meses de gestação não terá problema para tratar o dente.
      Procure seu dentista o quanto antes.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  9. Rodrigo says:

    Bom dia!eu coloquei uma prótese há quatro anos e nunca deu problema agora começou a aparecer uma bola embaxo da prótese não é nem logo embaixo do dente é um pouco mais embaixo parece ser uma inflamação, um abscesso.Nunca deu problema o que pode ser?

    obrigado!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Rodrigo,

      Consulte um dentista, pois através de exames clínicos e radiográficos ele diagnosticará seu caso. Você pode estar com problema endodontico (canal) ou mesmo periodontal (gengiva e osso). São problemas comuns que envolvem próteses a longo prazo.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  10. Rernan says:

    Olá doutor, fiz recentemente um canal e após isso o dente ficou mais ‘sensivel’, porem é somente com pancadas(batendo o dedo, a escova ou uma comida dura que acerte ele em cheio). Minha dentista disso que é possível que isso seja causado por ele estar batendo de mais no dente de baixo e ficando ‘machucado’, por isso ela raspou ele um pouco. Se passaram 2 semanas e continuou igual, dessa vez ela raspou um pouco o de baixo e disse que fez o dente não tocar em mais nenhum outro, porém já faz 1 semana e a dor continua igual. O que pode ser isso? Minha dentista disse que o raio-x do dente não mostra infecção nenhuma, não sinto dor nenhuma quando ele ta parado e nem quando toca em coisas frias/quentes.

    PS: Não sei se influencia em alguma coisa mas durante o tratamento um pedaço de traz do dente quebrou e se perdeu(diria que corresponde a cerca de 20% do dente). Ah, e ele é o ante-penúltimo na parte superior esquerda.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Rernan,

      A dor pode estar sendo causada ou por ação bacteriana ainda de dentro do canal, trauma oclusal ( de mordida) ou proveniente dessa fratura que relatou. A fratura pode ser subgengical o que ocasiona dor.
      Caso não esteja segura do diagnóstico procure outras opiniões com outros profissionais. Com certeza vão chegar no diagnóstico e traçar o correto plano de tratamento.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  11. elizabeth dos anjos says:

    olá doutor,fiz extração de 02 dentes 01 canino e 01 molar no dia 08/10/12 para implante esta ainda com os pontos quero saber se posso participar de uma corrida dia 21/10/12 (já participo de prova)

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Olá Elizabeth,

      Provavelmente você poderá participar da corrida !
      O único risco que corre é um sangramento por esforço.
      O melhor a fazer é consultar o seu cirurgião-dentista responsável para acompanhar o processo de cicatrização.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  12. Natalia says:

    Olá, a quase uma semana percebi uma lesão na minha gengiva no lugar onde arranquei meu siso, que por sinal isso ja faz uns 4 anos, pensei que era uma afta e tratei com uma pomada que uso para afta que é omcilon ora-base. A dor melhorou e a inflamaao diminuiu, mas olhei no espelho e percebi que tem um “buraquinho” e as vezes quando mastigo e a comida esbarra doi, porem esta limpo e sem secrecao, estou com dentista marcado mas estou tao preocupada que nem consigo esperar o dia da consulta! O que sera isso?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Natalia,

      Mantenha a calma, não deve ser nada grave.
      Aguarde a consulta ! O cirurgião-dentista determinará o plano de tratamento através de exames clínicos e radiográficos.
      Pode ser algum resíduo radicular ou espícula óssea proveniente da cirurgia pregressa ou outras hipóteses.

      Boa sorte, mantenha a calma.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  13. gleice says:

    Meu dente esta furado, e as vezes quando eu como ele doí. sera que uma restauração resolve ou eu tenho que fazer um canal

    • Dr. Jose Americo Bottino Jr. says:

      Gleice,

      Procure um cirurgião-dentista, ele determinará o correto plano de tratamento.
      Caso sua lesão cariosa seja extensa, e tenha atingido a polpa dental, terá que realizar o tratamento endodontico (canal).
      Desejo boa sorte,e não deixe de visitar o dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  14. sonia says:

    Olá doutor!
    Extraí o dente sábado, e passou o dia sangrando, domingo e segunda também.
    Nao senti dores fortes, só um pouco dolorido no buraco e tomei dipirona sódica que ele me indicou.
    Hoje ele amanheceu cheio de pus, estou com medo, o que devo fazer?
    Obrigada!

    • Dr. Jose Americo Bottino Jr. says:

      Sonia,

      Procure seu dentista o quanto antes. Ele deverá avaliar o pós-operatório e diagnosticar uma suposta inflamação ou infecção alveolar.
      Procure manter a higiene oral e visite seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  15. neia says:

    ola doutor,tenho 31 anos e estou perdendo os dentes,fiz canal em alguns,mas estao caindo e ficando a raiz,o que faço para ter meu sorriso de volta..obrigada

    • Dr. Jose Americo Bottino Jr. says:

      Ola Neia,

      Infelizmente com poucos dados e sem uma avaliação clínica e radiográfica não poderei ajuda-la o quanto desejo.
      Procure um cirurgião-dentista para fazer uma análise da sua saúde bucal, determinar o porque da perda dos elementos dentais e depois sim, planejar uma estética.

      Boa sorte, e marque avaliações com dentistas de sua confiança.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  16. susana says:

    ola sr.doutor tenho um dente com tratamento para acabar de tratar no natal devido estar no estrangeiro,agora o dente partiu o que posso fazer ,a minha duvida e sera que vou ter dores?? agradeco- a resposta mt obrigado

    • susana says:

      por favor..

    • Dr. Jose Americo Bottino Jr. says:

      Ola Susana,

      Não sei responder. Estamos falando sobre saúde e é impossível determinar o que vai acontecer.
      Realmente pode sentir alguma sintomatologia dolorosa. Caso isso aconteça deverá visitar um cirurgião-dentista na cidade em que se encontra.
      Preocupei-me também com a fratura. Espero que quando continuar o tratamento dê para restaura-lo ou reabilita-lo proteticamente.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  17. roseli says:

    boa tarde doutor
    bom eu perdi 3 dente 2 em baixo e um em cima a minha dentista ne falo que se eu colocar aparelho os espaço pode dimimuir bastante sera que posso ta fazendo isso doutor eu vou ter que ficar muito tempo com aparelho? se eu colocar demora muito o tratamento ate eu colocar o aparelho ?
    muito obrigada

    • Dr. Jose Americo Bottino Jr. says:

      Roseli,

      Um bom tratamento ortodôntico visa reestabelecer a função mastigtória ou alinhar os dentes com o objetivo de reestabelecer futuramente com uma reabilitação bucal.
      O tratamento ortodôntico tem uma média de no mínimo 2 anos de duração.
      Caso não esteja confortável com o diagnóstico,procure outras opiniões.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  18. Wille says:

    Olá Doutor, e o seguinte eu arranquei meu dente canino na parte inferior da boca ja faz quase 4 anos e até hoje meu dente NÃO nasceu , e tem o espaço certinho pro dente nascer e tal’s.
    Se o senhor poder me ajudar, o que fazer espero nascer?! faço um implante ou algo ?!
    (Tenho 19 anos)

    • Dr. Jose Americo Bottino Jr. says:

      Wille,

      Consulte um cirurgião-dentista para avaliar seu caso. Ele deverá solicitar uma radiografia panoramica e diagnosticar a ausência do germe do dente permanente.
      Com base nisso determinará seu tratamento.

      Boa sorte,
      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  19. Carolina says:

    Meeus 4 dentes do fundo (sendo 2 em baixo e 2 em cima) estão com uma bolsa & toda vez que eu escova sangra e dóis , e a gengiva ta mais pra baixo && meu dente está mole. O que devo fazer ?

    • Dr. Jose Americo Bottino Jr. says:

      Ola Carolina,

      Parece ter desenvolvido alguma doença periodontal.
      Procure um especialista em periodontia. O profissional dirá o diagnóstico, e plano de tratamento.
      Enquanto isso continue fazendo sua higiene oral.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  20. Catarina says:

    Doutor do nada , do nada mesmo , repentinamente … minha gengiva da parte de baixo da boca no canto inferior perto dos ultimos dentes lá atrás, ela inchou e muito e tá super inchada e muito dolorida, naõ consigo falar direito, não consigo comer direito ou engolir saliva, a dor é mto descofortavel e o inchaço é incomodo demais ,quando eu vou fechar os dentes eu ñao consigo pqe a gengiva tá inchada e ai eu acabo mordendo ela.. =s
    E agora, o que pode ser ? Obrigada!!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Catarina,

      Procure um cirurgião-dentista para fazer o diagnóstico correto e plano de tratamento.
      Pode ser que você tenha traumatizado a gengiva ou com algum resíduo alimentar, trauma biológico (placa bacteriana) ou fisico.
      É comum encontrarmos lesões agudas gengivais causadas por trauma.
      Essas são hipóteses de diagnóstico, pode também ser alguma lesão endodontica (canal) ou lesão de mucosa.
      Consulte seu cirurgião-dentista !

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  21. silvania says:

    Olá Dr.José,eu tenho os meus dentes da frente todo obturado,e no meu lado esquerdo em cima está faltando 4 dentes e em baixo no lado direito está faltando 6 dentes e no lado esquerdo em baixo está faltando 3 dentes no caso eu posso está usando aparelho pois os meus dentes de baixo são encavalados,oquê eu faço por favor me responde,estou precisando da sua ajuda Bjs fica com Deus!!!!!!!!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Silvania,

      O tramento ortodôntico tem o objetivo de alinhar e estabelecer o correto posicionamento dental e mordida.
      O cirurgião-dentista poderá alinhar seus dentes para futuramente fazer uma reabilitação protética,com próteses removíveis, fixas ou sobre implantes.
      Devo lembrar que o tratamento ortodôntico deverá ser feito caso não tenha nenhuma doença periodontal ( inflamação gengival ou reabsorção óssea)

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  22. idelma antonialli says:

    olá doutor! minhas filhas usam aparelhos ortodônticos quase dois anos e estão prestes a retirar, mas ambas em especial uma delas está com o canto da boca avermelhado tipo machucada, qdo come algo ácido piora a vermelhidão. Pode ser associado ao uso do aparelho ou outra causa? o que ela pode usar para amenizar? Obrigada. ATT

    Idelma.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Idelma,

      Precisaria de uma avaliação clínica e radiográfica para emitir alguma hipotese de diagnóstico. Procure o dentista de seu confiança para fazer o correto diagnóstico.
      Pode ser algum trauma causado pelo aparelho, ou acúmulo de placa bacteriana entre outras hipóteses de diagnóstico.
      Não deixe de levá-las ao dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  23. Vívia says:

    Olá Doutor, Boa tarde!
    Percebi uma bolha na minha boca entre a gengiva e o dente.Não chega a doer tanto, consigo comer sem problemas, abro a boca normalmente.Quando uso fio dental sangra, então pode não ser pus, né? O que pode ser?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Vivia,

      Pode até ser alguma coleção purulenta causada por doença periodontal ou endodontica, assim como outras hipóteses de diagnóstico.
      Por essa razão, visite um cirurgião-dentista para o correto diagnóstico e plano de tratamento.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  24. renata says:

    eu tenho 19 anos eu fiz um canal no dente,mais ñ terminei de fazer só qmassinha foi colocada a rezina ñ foi incompleto o tratamento.
    faz 1 anos mais ou menos q ta apero o dente mais ainda a presenta a massinha no dente e quebrou um pedaço dele e o dentista falou q é um cisto mais ñ falou nada sera

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Renata ,

      Siga as orientações do seu dentista e faça o tratamento estabelecido. Caso não faça o tratamento poderá perder o elemento dental.
      Quando a restauração é feita tardiamente, corre-se o risco de recontaminar o canal e perder o trabalho , tendo que realizar novamente.

      Boa sorte,um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  25. PRISCILA says:

    BOM DIA

    TENHO UMA FILHA DE 6 ANOS, E DESQUE COMEÇOU A NASCER OS SEUS DENTINHOS QUE A PARTE DE CIMA DA BOCA DELA É INCHADA,OS DENTES FICAM PRA FRENTE E QUANDO ELA ABRE A BOCA A PARTE DE CIMA DO CEU DA BOLA DELA É MUITO INCHADA,E MUITO VERMELHA OQUE PODE SER ISSO?
    OBRIGADA

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Priscila,

      O melhor a fazer é consultar um ciurgião-dentista especialista em odontopediatria.
      Sua filha está no início de uma fase de transição entre as dentições decíduas ( de leite ) e permanente. É importante o acompanhamento clínico e radiográfico.
      Consulte um especialista o quanto antes.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  26. paulo says:

    meu dente tem um buraquinho na frente do dente o que eu faço ?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Paulo,

      Visite um cirurgião-dentista o quanto antes. Ele poderá fazer o correto diagnóstico e plano de tratamento.
      Vou pode estar com um processo carioso,fratura, abrasão ou outras lesões. Somente com o diagnóstico clinico e radiográfico poderá traçar um plano de tratamento.

      Boa sorte,
      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  27. Elaine says:

    Ola, Doutor! Eu escovo tres vezes ao dia, uso fio dental, limpador de lingua e enxaguante bucal, sou bem cuidadosa com a limpeza de minha boca. Porem ultimamente estou entrando em desespero, todos os meus dentes parece querer criar carie de uma vez, 5 dente da frente comecou abrir um buraquinho bem pequenininho e agora os de baixo tbem, por causa do desespero toda vez q como algo dou um jeito e corro pra escovar os dentes e passar fio dental mais nao tem jeito parece que so piora os buraquinhos estao se abrindo mais, o que e isso???? eu sei que tenho q ir no dentista urgente , para tratar logo dessas carie, (nao fui ainda por falta de tempo) , gostaria de saber pq isso esta acontecendo? estou preocupada.O que eu faço? Obrigada

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Elaine,

      Não consigo interpretar o que são esses “buraquinhos” que está relatando.
      O melhor a fazer é consultar um cirurgião-dentista o quanto antes. Ele poderá fazer o diagnóstico e plano de tratamento.
      Nos dias de hoje existem clínicas 24 horas e com atendimento extensivo e aos sábados. Com certeza arrumará um tempo para cuidar da sua saúde buca.
      Não use enxaguantes bucais sem a orientação de um profissional. Prefira usar escovas macias e de cabeça pequena. Coloque a quantidade correta de pasta na escova (do tamanho de um grão de ervilha).

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  28. Daniel says:

    Meu nome e daniel, tenho 20 anos, fiz uma cirurgia a +ou- um ano atras e precisei retirar 2 pres, e foi aplicado anestesia, so que desde de entao toda vez que encho a boca de ar o ar entra pelo furo onde foi aplicado a anestesia e passa entre a bochecha e depois sai pelo mesmo furo, queria saber o que devo fazer agradeco desde ja.

    • Dr. Jose Americo Bottino Jr. says:

      Ola Daniel,

      Pela sua descrição parece ser uma fato curioso.
      Entre em contato com o dentista que fez sua cirurgia, ele poderá diagnosticar e fazer algum plano de tratamento.
      à distânica não consigo ajuda-lo quanto gostaria. são necessários exames clínicos e complementares.

      Boa sorte,
      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  29. matheus says:

    Ola dr.jose
    Tenho 14 anos eu
    meu dente do fundo da boca nuncai mais agora ele esta careado
    e esta mole um canal que eu tinha feito caiu a um tempo
    Me responde o que vai acontecer se meu dente cair agora

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Matheus,

      Peça para que seus responsáveis legais te levem ao dentista. Ele poderá fazer o diagnóstico certo e plano de tratamento.
      Geralmente na sua idade, os dentes posteriores já são permanentes. Você corre o risco de perde-lo.
      Visite um dentista o quanto antes.
      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  30. pierre says:

    Doutor, estou sem a coroa do dente apenas a parte da raiz, pois perdi o dente por uma carie mal tratada, como sera a extração? como vejo que nao tem como retirar o dente pela ferramenta de puxar, sera cirurgia complicada ou apenas extração como qualquer outra.
    pelo que notei o dentista tera que cortar ao lado para remover a raiz, este processo e mais complicado de quando se tem o dente?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Pierre,

      Não se preocupe com o técnica.
      O fato de não ter coroa não significa que a cirurgia será mais fácil ou difícil.
      Fique tranquilo e não deixe de ir a consulta.
      Siga todas as orientações pós-operatórias e prescrições medicamentosas.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  31. jhonatas57 says:

    doutor e normal sair sangue quando faz tratamento de canal no dente la dentro na raiz , e nao poder fechar o dente no mesmo dia?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Jhonatas,

      Caso seu dente tenha vitalidade pulpas (nervo,vaso sanguíneo), durante o tratamento é comum que drene um pouco de sangue.
      O fato de de não fechar no mesmo dia, depende da técnica empregada pelo profissional.
      Pergunte sobre suas dúvidas para seu cirurgião-dentista, ele poderá explicar melhor.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  32. Desiree says:

    Olá doutor, hoje faz 45 dias que extraí o siso inferior esquerdo, de uns 4 dias para cá tenho sentido dores terríveis, nem quando extraiu doeu tanto. Agora o segundo dente próximo da extração está amolecido, isso e normal? to com medo de perder o dente.
    Desde já agradeço.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Desiree,

      Volte ao seu cirurgião-dentista que fez o procedimento.
      Pode ter desenvolvido alguma inflamação pós-cirúrgica, ou por acúmulo de placa bacteriana.
      A dor também pode ser proveniente desse dente que está relatando e que agora está com mobilidade. A mobilidade deve ser diagnosticada e tratada.

      Visite seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  33. Francine says:

    Boa tarde doutor! Eu estou fazendo um tratamento de canal e meu dentista disse que não vai precisar de colocar uma peça, somente a obturação com resina dá, porque a abertura que foi feita para o tratamento não foi muito grande. Eu li na internet que o dente fica bem mais sensivel e pode quebrar e ficar sem viço, isso é verdade? E eu posso colocar aparelho para correção da oclusão normalmente? Não tem perigo do dente com canal quebrar com a tração do aparelho?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Francine,

      Todo dente com canal tratado, fica desidratado e mais friável, ou seja,passível de fraturas.
      Geralmente com a tração ortodôntica não ocorrem fraturas.
      De qualquer forma, consulte seu ortodontista e faça a restauração previamente ao tratamento ortodôntico.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  34. Robertaa says:

    Oi meu caso é que eu restaurei o dente e agora ele começou a doer e ele nunca foi de doer começou doer apos a restauraçao

    • Helena says:

      Dr Boa tarde,

      Gostaria de saber se para extrair um canino é necessário fazer um raio x antes.

      Abs,

      • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

        Ola Helena,

        Geralmente antes de procedimentos cirúrgicos são feitos exames complementares, dentre eles está a radiografia.
        Existem alguns casos em que o profissional avalia, e pela facilidade da técnica não é necessário exame complementar. Fica a critério do dentista, muito embora sirva para ficar documentado legalmente.

        Um abraço,

        Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Roberta,

      Quando a restauração é profunda e o dente é restaurado com resina, pode acontecer uma contração do material o que ocasiona dor. No entanto se a proximidade do canal é considerável, também ocasiona dor.
      Espere mais um período, pois a dor pode ser transitória. Caso sua dor persista, consulte seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  35. Carla says:

    Doutor, boa tarde!

    Há 3 meses extrai o siso superior esquerdo (já extrai os dois inferiores também, só restando o siso superior direito), no entanto agora tenho sentido dor, como se os dentes estivessem se mexendo (como se eu usasse aparelho) e notei ao usar o fio dental que o meu último dente superior do lado esquerdo está se separando dos outros dentes, isso é normal?
    A dor que eu sinto é parecida quando eu usei aparelho (anos atrás) e coloquei a banda.
    è normal?
    Vou ter que usar aparelho novamente?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Carla,

      Consulte um cirurgião-dentista para que ele faça um exame clínico e radiográfico rigoroso. Com base nisso poderá diagnosticar e traçar algum plano de tratamento.
      Você pode ter desenvolvido alguma doença periodontal. (gengiva e osso)

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  36. paula says:

    eu quero saber o que acontece em baixo da gengiva quando amolecem o dente de leite. e porque doi tanto obrigado

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Paula,

      Geralmente não dói.
      Ocorre uma esfoliação radicular do dente de leite, deflagrada pelo germe do dente permanente. Caso a criança fique traumatizando com a língua,alimentos ou objetos pode ocorrer lesões inflamatórias,qua aí sim causam dor.

      Espero ter colaborado.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  37. Lidiane says:

    Olá Dr. Estou tratando de um canal a mais de 1 mês e ainda sinto dor ao me alimentar. Este canal ainda não foi fechado porque quando a dentista coloca o curativo com medicamento para na próxima consultar fechar sinto dor. O que pode ser?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Lidiane,

      O canal pode estar necrosado ou com alguma lesão na ápice da raíz. Isso demora para regredir e deve ser tratado lentamente.
      Procure maiores informações com sua dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  38. laura says:

    ola doutor meu filho de 2 anos caiu e bateu os dentinhos da frente e a parte de dentro esta roxa. levei ele no dentista e ele disse que o dente foi para traz e voltou disse para observar se vai ficar escuro, falou que pode afetar ate o dente definitivo, estou com medo sera que vai ficar preto o dente mesmo? obrigado

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Laura,

      O dente de leite pode ficar escuro pelo estravazameno sanguíneo dentro do canal. Às vezes é indicado o tratamento endodontico,mesmo sendo dente de leite.
      O germe do dente permanente pode ser afetado pelo trauma. Acompanhe com um odontopediatra.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  39. andreia says:

    Bom dia…Dr.

    Fazendo a limpeza com fio dental percebi que sangrou minha gengiva, e no outro dia ela estava inchada e agora está exalando um cheiro horrivel do dente onde sangrou…estou desesperada pois esse dente é de leite eu não tenho o permanente,será gengivite ??ou algum problema no meu dente?O que fazer para aliviar o mal cheiro da boca que está me deixando com muito vergonha.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Andreia,

      Consulte um cirurgião-dentista especialista em periodontia.
      Ele fará o diagnóstico e plano de tratamento. Você pode estar com alguma doença peridontal (gengiva e osso) localizada ou generalizada.
      Faça o diagnóstico o quanto antes.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  40. Marcos says:

    tem uma carie grande no meu dente e ele incho faz 4 dias so que ele inchou tipo quase embaixo do queixo um pouco mais pro lado to tomando remedios para dor e para desinchar ja fui em um dentista so reseitaram remedios, eu estou preocupado porque inchou embaixo isso é normal? vai demorar para desinchar?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Marcos,

      Geralmente esse abcesso regride após as primeiras consultas para o tratamento da lesão de cárie e canal.
      Siga as orientações do seu dentista e a prescrição medicamentosa.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  41. Daniela says:

    Olá Dr. Jose Américo Bottino Junior, Chamo-me Daniela, tenho 16 anos , quando era pequena devia ter um 9 aninhos, tive um acidente e parti o meu dentinho da frente do lado esquerdo,fiz um canal ao meu dentinho, e na altura o dente ficou branquinho. Mas com o passar do tempo foi escureçendo, foi ficando cada vez mais amarelo( se quiser posso lhe mandar uma foto, para poder vê-lo) até hoje, e não posso comer nada frio, nem nada quente doí-me imenso! Tenho muita vergonha de sorrir, pois deixa-me inconfortavél. Como gostaria de voltar a tê-lo branquinho! Bem, Dr. gostava de saber se haverá alguma solução para voltar a ficar branquinho? Aguardo a sua resposta e muito Obrigada !

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Daniela,

      Você deverá consultar um dentista especialista em estética. Talvez deverá retrata o canal e fazer alguma reabilitação protética com coroa ou facetas.
      Não deixe de visitar seu dentista e nem de sorrir.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  42. ivete de souza says:

    tenho 56 anos vou fazer uma pergunta devo usar aparelho nos dentes gostaria que o Doutor diga se devo usar obrigado

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ivete,

      Através de uma documentação ortodôntica, um cirurgião-dentista especialista em ortodontia poderá indicar ou não o uso do aparelho.
      Devem ser observadas uma série de fatores que podem contra-indicar o tratamento, principalmente de ordem sistêmica (algum problema de saúde), e a real necessidade, o quanto isso realmente interfere na sua fisiologia mastigatória.

      Quanto a idade não existe contra-indicação.

      Visite seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  43. fabio says:

    arranquei um dente e quebrou otecidoosseo e então a minha boca sofica doendo

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Fabio,

      Faça uma consulta com seu cirurgião-dentista, ele poderá explicar o que realmente aconteceu durante o trans-operatório e fazer uma prescrição medicamentosa eficaz para seu sintoma doloroso.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  44. Daniel says:

    Ola , tenho os dentes um pouco separados á frente e nao gosto nada , sera que existe outra hipotese sem ser o aparelho ?

    Obrigado .

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Oi Daniel,

      Procure um cirurgião-dentista , especialista em estética. Ele poderá dar algumas alternativas de tratamento caso realmente esteja indicado.
      Em alguns casos, quando o diastema (espaço entre os dentes) é pequeno pode se fazer restaurações em resina ou reabilitações protéticas com facetas ou coroas.
      Visite seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  45. willian says:

    eu bati meu dente em um ferro e ele quebro um pokiim e fica meio aspero. como q eu faso pra q ele nao fique aspero

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Willian,

      O melhor a fazer é consultas um cirurgião-dentista para que faça a correta avaliação desse trauma.
      Pode ter refletido no canal do seu dente, ou ainda o trauma pode levar a complicações no periodonto de proteção ( gengiva ) ou de sustentação (osso).
      Sobre a aspereza somente um profissional poderá intervir sem maiores complicações para seu dente. Enquanto isso mantenha a região higienizada.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  46. debora says:

    oi doutor, da ultima vez que foi aso dentinsta ele dice que eu precisava fezr um canal, mais como estava ser dinheiro e o dente não encomodava deichei para 2º plano, em fim onten o dentem que era para fazer canal caiu uma parte sera que , da para fez uma restauração ,ou vai ter que ser uma extração? e o 5º dente decima, obrigada

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Oi Debora,

      Somente uma visita ao cirurgião-dentista poderá responder sua pergunta.
      O fato é que se conseguir fazer uma restauração ou uma reabilitação com prótese, terá que fazer o tratamento de canal. Quando o dente fratura, dependendo da extensão, tem 3 caminhos: ou restauração, prótese ou exodontia ( remoção do dente).
      Visite seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  47. Luiz says:

    Olá Dr. José Américo, tenho 15 anos de idade e estou com uma duvida tenho um dente que a obturação caiu e meu dente ficou com um buraco (lado esquerdo superior 2º molar) e quando mastigo qualquer coisinha da um incomodo uma dorzinha bem leve estou preocupado marquei um dentista mais antes queria saber melhor vou necessitar de um tratamento de canal? se sim, o tratamento doí muito e é demorado?
    Obrigado,
    Luiz

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Luiz,

      Não tenho como saber se precisará de tratamento de canal. Geralmente quando o dente está aberto você pode sentir dores devido a exposição da dentina (camada mais interna do dente). O tratamento de canal é indicado quando existe exposição da polpa (nervo).
      Caso necessite fazer, através da anestesia não sentirá nenhuma dor. Alguns especialistas, caso não tenha maiores complicações já fazem esse tratamento em uma única consulta.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  48. Danilo rodrigues dos santos says:

    Boa noite, Doutor.
    Eu uso aparelho mais ou menos uns 2 anos e já faz 1 ano que não faço manutenção…e agora Doutor apareceu uma espécie de uma bola ou bolha bem do lado do dente siso esquerdo por dentro do céu da boca, já pesquisei na internet para saber o que é e nada. Por favor estou desesperado, quando eu passo a lingua doi, quando vou engolir a sáliva doi e doi a garganta, estou com dificuldades para ingerir alimentos. Poderia me dizer o que é?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Danilo,

      Visite um cirurgião-dentista o quanto antes. Ele conseguirá fazer o diagnóstico e traçar um plano de tratamento.
      Pode ter desenvolvido alguma lesão proveniente de trauma físico (aparelho;resíduo alimentar) ou ainda trauma biológico (acúmulo de placa bacteriana) entre outras.
      A coisa mais importante é saber que como não tem feito manutenção 1 ano, seu tratamento não está sendo eficaz no mesmo período, ou seja , você não trata a 2 anos e sim tratou 1 ano.
      O aparelho na boca sem manutenção só causa malefícios e muitos.
      Procure seu dentista ortodontista e um clínico geral para fazer seu diagnóstico.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

      • Danilo rodrigues dos santos says:

        Doutor, boa noite!
        Obrigado pelo esclarecimento do meu caso, já marquei uma consulta dia 18/10 em um dentista…mas ontem aquela espécie de bola ou bolha que mencionei na pergunta anterior estourou, ela é do tamanho mais ou menos de uma uva, ela muchou e agora ficou somente uma carne com um furinho um pouco inflamada ainda. bom a todo o caso muito obrigado e quero te dizer que seu portal é excelente. Aprovado.

  49. Luzia says:

    Ola tirei um dente ja tem 6 meses,e toda vez q tomo algo gelado doi mto,ja voltei no dentista,ele disse q nao tem resto de dente,mas ainda doi,q faço?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Luzia,

      Caso não sinta-se segura quanto ao diagnóstico, consulte outros cirurgiões-dentistas para ajudar. Somente com exames clínicos e radiográficos pode-se dar um diagnóstico.
      Quando remove-se um dente, a parte radicular do dente adjacente pode ficar exposta, isso causa sensibilidade. Geralmente a causa pode estar em outro lugar que não a cirurgia.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  50. uander says:

    Boa tarde ! eu arranquei meu dente e minha dentista boto um cimento e um arame e 2 dias eu tirei o cimento e o arame tem algum problema?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Uander,

      Penso que não deveria ter removido. Afinal removeu ou soltou?
      Consulte sua cirurgiã-dentista para avaliar o pós-operatório. Siga as orientações prescritas pela profissional. Um pós-operatório bem feito, evita-se uma série de complicações.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  51. Francisco says:

    Ola Dr. Jose Americo. estou fazendo um tratamento de canal (dente 12 se eu não me engano). Fiz a 1º sessão e saio tudo bem, na 2º sessão meu dente estava um pouco inflamado e inchado mesmo assim deu pra progredir o tratamento. A cirurgiã-dentista passou amoxicilina e dipirona para dor. ao sair do consultório e passar a anestesia já sentia muita dor, tomei durante 5 dias o antibiótico e a inflamação continua inclusive com o aparecimento de um caroço de cor preta na raiz do dente (chamado pé do dente) e ao tocar a área na cavidade nasal sinto dor no local. O que poderia ser isso doutor Jose, na 2º sessão ao aplicar a anestesia deu uma dor muito intensa nessa região, poderia ser uma lesão causada pela agulha da anestesia?

    Desde já agradeço os esclarecimentos Dr. Jose. Abraços.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Francisco

      Não, a agulha da anestesia não causaria nenhum tipo de lesão.
      Caso não esteja seguro com o diagnóstico e forma de tratamento, oriento a procurar um outro especialista em endodontia (canal) para acompanhar o caso sob outros aspectos.
      Pelo descrito, parece ter desenvolvido um abcesso ( coleção de pus ) no ápice da raiz. Com o correto tratamento essa lesão poderá regredir e cicatrizar.
      Consulte seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  52. Carolina says:

    Olá dr. Estou gravida de 7 semanas e entre um dente e outro infeccionou. Meu ginecologista autorizou a extração dos dois dentes e, no mesmo dia o fiz. A questão é que agora 2 dias depois a área esta muito inchada. O que faço? Estou preocupada da infecção ter piorado. Abs, obrigada.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Carolina,

      Volte ao cirurgião-dentista que executou a cirurgia para avaliar o pós-operatório. Não se apavore, caso esteja acontecendo algo estranho, o dentista poderá resolver.
      Por enquanto a única orientação à distância é manter a região bem higienizada. Faça com delicadeza.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  53. Alana says:

    Eu tenho 15 anos, nunca fui ao dentista , tenho 4 dentes com caries, inclusive um dente da frente, nunca fiz obturacões, nada. E tenho pavor de dentista, meu dente da frente esta ficando mole , tenho medo que elee caia, sera que ele vai cair?, e quando o dente ja ta ficando mole, é feito um canal ou obturacão?
    queria algumas dicas para que eu tomasse coragem para ir ao dentiista.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Alana,

      Mesmo nunca ter visitado o dentista, sabe que tem cárie ? Estranho isso.
      Consulte um cirurgião-dentista o quanto antes para fazer o correto diagnóstico dos seus dentes. Algumas coisas que descreveu podem ser mais preocupantes.
      Peça para seus responsáveis legais te levarem ao dentista.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  54. rose says:

    doutor tenho 29 anos e já uso uma prótese dentaria há uns 10 anos, mais o meu céu da boca está muito vermelho e as vezes dói embora eu tire toda noite antes de dormir pra me dá um alivio. fiz outra mais não usei porque ficou muito visível, embora a minha dentista disse que pra melhorar eu tenho que usar assim mesmo. doutor tenho medo que cause câncer de boca me diz por favor se corro esse risco, e se apena trocando a prótese esse vermelhidão melhora. me ajude doutor! obrigada.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Rose,

      Realmente parece que necessita de uma nova prótese.
      Peça para sua dentista fazer um ajuste na nova peça protética para começar a usá-la.
      O risco de câncer bucal pode aumentar por trauma de prótese sim, mas ao longo de muito tempo. Não só neoplasias, como lesões de um modo geral.
      Procure outros profissionais, outras formas de tratamento.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  55. daniela says:

    meu filho tem 6anos tem duas carie no dente de tras e ta com dente com uma bola de pus no dente o que eu faco

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Daniela,

      Você deve conduzir seu filho a um cirurgião-dentista, especialista em odontopediatria. Ele deverá fazer o correto diagnóstico e plano de tratamento.
      A “bola de pus” é uma pequeno abcesso, causado ou por algum trauma na gengiva ou por extensa lesão de cárie que já atingiu o canal do dente dele.
      Não perca mais tempo e leve-o ao dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  56. Marina says:

    Olá Dr. estou com uma duvida.. fiz a colocação do aparelho esta semana dia 8/10. porém no outro dia senti e ate vejo um dos meus dentes meios moles isso é normal mesmo, um mais mole que os outros? as dores esta passando aos poucos.. obrigada desde já. :).

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Marina,

      Procure visitar sua ortodontista para reexaminar sua caso.
      Geralmente quando se instala o aparelho, faz-se uma força inicial para começar a movimentação dos dentes. Essa força pode causar pequenas sensações dolorosas e mobilidade dental, já que para fazer a movimentação dos dentes é necessário uma remodelação óssea, depois de estabilizada a mobilidade volta ao normal.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  57. Danielle Ester says:

    Doutor meu dente está amarelo, eu tenho muita vergonha de sorrir! O Sr tem alguma indicação pra mim? Por Favor, estou desesperada, eu tenho 12 anos.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Danielle,

      Peça para seus responsáveis legais te levarem ao dentista.
      O dentista com base em exames clínicos e radiográficos deverá fazer o diagnóstico, dizendo o porque seus dentes estão amarelando. Com base nisso poderá fazer algum tipo de tratamento.
      Não deixe de sorrir ! Visite um dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  58. Danielle Ester says:

    Doutor meu dente está amarelo, eu tenho muita vergonha de sorrir! O Sr tem alguma indicação pra mim? Por Favor, estou desesperada, eu tenho 12 anos :)

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Oi Danielle,

      Peça para seus responsáveis legais te levarem ao dentista.
      O dentista com base em exames clínicos e radiográficos deverá fazer o diagnóstico, dizendo o porque seus dentes estão amarelando. Com base nisso poderá fazer algum tipo de tratamento.
      Não deixe de sorrir ! Visite um dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  59. rodnaldo says:

    Bom dia!
    Ainda quando criança(5 anos) levei uma enchadada no nariz…..eu cresci com ele amassado, uma parte mais alta e outra mais baixa, a orelha toda deformada….há um anos,um médico me disse que eu tinha um dente no lado direito do nariz…..realmente ao colocar o dedo la dentro sinto algo “duro”… será um dente mesmo….isso é possivel?

    Obrigado

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Rodnaldo,

      Visite um cirurgião-dentista para fazer o correto diagnóstico do seu caso. Ele solicitará documentação radiográfica para analisar esse suposto dente ou “algo duro” que sente.
      Dependendo do caso, o dentista fará o encaminhamento necessário.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  60. Henrique Rangel says:

    Bom dia dr! eu uso aparelho e acho que estou com uma cárie em um dos dentes que esta envolvido pelo aparelho. Quem deve tratar da cárie é o dentista do aparelho ou tenho de corrigir o problema em outro dentista?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Henrique,

      Caso o dentista do aparelho , também seja clínico geral, ele poderá fazer o tratamento para você. Do contrário procure um outro cirurgião-dentista.
      O mais importante é eliminar a cárie e manter sua saúde bucal.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  61. Aliny says:

    Bom dia doutor!
    o meu dente do siso da parte de cima do lado esquerdo ja nasceu, só que um pedaço pequeno, fiz o raio x ontem e vih que os outros três ja estao a caminho, a dentista pediu para verificar a possibilidade de arrancar os quatros.
    se for arrancar realmente os 4, quanto tempo demora a cirurgia? como é a recuperação? e quanto tempo de repouso?
    Muito obrigada e bom dia!

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Aliny,

      O procedimento mais comum, é dividir a cirurgia em dois momentos. Na primeira cirurgia, fa-se a remoção dos sisos do mesmo lado, por exemplo, superior e inferior do lado esquerdo. Depois de uns 15 dias de recuperação, ou mais, dependendo da evolução do caso, faz-se o outro lado.
      O pós-operatório da remoção do 3o. molar é variável, porém o mais comum, é o paciente sentir algum desconforto doloroso.
      Procure fazer a cirurgia em um sexta-feira para ficar de repouso durante o final de semana. Siga todas as orientações pós-operatória e prescrição medicamentosa.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  62. shisllayne says:

    Ola Doutor Bom dia!!
    arranquei o meu siso terça feira(09/10/12)e hoje estou sentindo como se fosse um relevo na minha bochecha, e me parece que os pontos ja estao saltando porque parece q ele esta preso so em uma parte, masnao consigo ver pois a boca nao abre por completa,você acha que ja esta na hora de retirar os pontos? e sera que ja esta cicatrizado?
    obrigada

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Shisllayne,

      A completa cicatrização de qualquer cirurgia oral, pode acontecer em até 60 dias.
      A remoção da sutura, é realizada de 7 a 10 dias. Na consulta de retorno para acompanhamento pós-operatório seu dentista fará a análise.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  63. Priscila says:

    Oi Dr. Eu fiz um enxerto em Março e algumas restaurações, porem no momento estou sem condições de voltar ao dentista. A massinha da restauração que fica na parte e traz do meu dente da frente saiu e agora dói muito e eu tenho ainda um longo tratamento a fazer. O que recomenda que eu faça nesse período?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Priscila,

      Volte ao dentista para colocar ao menos algo provisório para que seu dente não continue aberto.
      Caso fique assim, fica mais susceptível a lesões de cárie, fraturas, dentre outros.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  64. Elaine says:

    Olá Doutor, queria tirar uma grande duvida, fiz tratamento de canal hoje, fizemos tudo, mas ele ainda não fechou o dente, apenas colocou massinha e deve fecha-lo semana que vem. Fui olhar no espelho, e tem uma pontinha pra fora da gengiva, o que pode ser? É normal?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Elaine,

      Infelizmente não consegui imaginar algo com sua descrição.
      Volte ao seu dentista para uma avaliação da sua queixa.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  65. Lorena says:

    Dr.tirei um dente siso inferior,passaram os 7 dias…vou tirar no 9 dia,tem problema?não teve como como comparecer ao dentista.E outra coisa,2 dias depois da retirada,apareceu no outro lado da boca ,a gengiva está dolorida quando toco e parece que está crecendo um buraco,mal consigo escovar o local.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Lorena,

      A cicatrização é lenta, e pode demorar até 60 dias. A remoção dos pontos pode ser feita de 7 a 10 dias. Mantenha o local higienizado com delicadeza.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  66. Patricia says:

    Olá estou com algumas duvidas
    Minha dentista fez ulgumas abituraçoes no meus dentes mais percebo que algus dentes estão com carie ainda mais a minha dentista não comentou nada e tem um que doi muito
    E outra duvida meus tentes estão com as pontas cebradas e muito manchado de amarelo o que eu fasso a minha dentista falou que não sai

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Patricia,

      Caso não esteja segura com o diagnóstico da sua dentista, procure outras opiniões com diversos profissionais.
      Acho difícil sua dentista não ter avaliado o dente que sente dor. Caso não tenha feito isso, peça um diagnóstico.
      Ja sobre os dentes desgastados deve ser feito um diagnóstico de bruxismo ou abrasão, assim como o manchamento dos seus dentes. Talvez tenha algum tipo de tratamento estético que poderá ajudar.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  67. mayane says:

    olá gostaria de tirar uma duvida, antes de colocar aparelho meus dentes era certinhos, depois um dente começou a se mover para frente ai usei aparelho e concertou depois q eu tirei o aparelho eu sinto q ele está movendo quando eu pego e movo para frente e para trás e ele se move não muuuitoo mais se move e não é dente de leite. isso é normal???

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Mayane,

      Depois da remoção do aparelho , não é normal a mobilidade dental.
      Procure um especialista em ortodontia e periodontia para fazer um correto diagnóstico para seu caso e excluir a possibilidade de reabsorção óssea e lesão periodontal.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  68. Ana Silva says:

    Doutos, é normal ainda onde o dente foi tirado esta dolorido?? tirei o dente a 3 meses e ainda sinto dor onde ele foi tirado, fui ao dentista e ele falou que era normal pois meu dente era de força com 3 raizes,2 mola e superior, com isso tava formando o osso e tava doendo, o que faço? Sintos dores ainda, quando como alguma coisa.Parece que tem alguma coisa exposta sabe?? sinto isso, mas ele disse que tava sicatrizando e que nao era nada,tirei uma radiografia q nao acusou nada, nao sei o que faço doutor, sinto dores, será que tenho q fazer uma raspagem?? já arranquei dentes e nunca tive esse problemas, ahh o lugar nao foi ponteado sera isso???

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Ana,

      Não é comum depois de 3 meses sentir dores no local da cirurgia. Deve ser melhor avaliado pela seu dentista.
      A dor pode ser deflagrada por outra região, ou algum dente adjacente, como por exemplo sensibilidade radicular do dente ao lado.
      Ainda pode estar com acúmulo de placa bacteriana no local da cirurgia, e isso causa inflamação ou até uma infecção.
      Caso não esteja satisfeita com o diagnóstico, consulte outros cirurgiões-dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  69. Isabela says:

    Boa noite doutor!
    Hoje percebi que o meu dente da frente esta um pouquinho mole, mais só irei ao dentista depois de passar esse feriado, só na terça.. queria saber se ele vai ficar duro de novo e porque disso. obrigada

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Isabela,

      Pode ser uma série de coisas. O mais comum para mobilidade dental é a doença periodontal ( periodontite), reabsorção óssea ao redor do dente, causada por placa bacteriana.
      Outra coisa frequente é algum trauma ou fratura.
      Não deixe de comparecer a consulta.

      Um abraço,

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  70. marcia says:

    eu abturei meu dente a 10 anos, e a dois dias eu sinto dor e pusação dentro do dente. o meu dentista falou que eu tenho que fazer uma restauração ou um canal. nesse caso mais rapido eu arrumar e melhor? o que vc acha que uma nova restaraução resolver ou não. e um canal demora quando tempo pra fezer

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Marcia,

      Você deve ter sofrido um processo de infiltração bacteriana na restauração, o que ocasionou nova lesão de cárie.
      Dependendo da extensão da lesão você deverá fazer somente a restauração ou tratar o canal.
      Alguns especialistas já fazem esse tipo de procedimento em apenas uma única consulta, caso o dente não apresente lesão apical.
      Consulte seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  71. Rafael Stwart says:

    olá,doutor ontem a tarde eu arranquei um dente,só que o dente que esta atrás desse dente que foi arrancado esta doendo,e eu não estou sentindo firmeza pra morde com ele,se eu forçar um pouquinho que seja ela doí, isso é normal doutor? é por que a areá esta sensível?
    desde já agradeço :D

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Rafael,

      Geralmente durante a remoção de algum dente, os elementos que ficam adjacentes a ele pode sofrer traumas de apoio. Isso deflagra sintomas de dor.
      Acompanhe sua queixa alguns dias, caso persista visite o dentista para avaliar sem não sofreu algo mais grave.
      Outro sintoma é a sensibilidade pós operatória que pode ficar nas raízes dos dentes vizinhos.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  72. Daniel says:

    Depois de quanto tempo posso correr ao arrancar o dente

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Daniel,

      Siga todas as orientações pós-operatórias que seu dentista prescreveu.
      Geralmente pedimos para o paciente repousar 48 horas, e esforça físico somente após a remoção de pontos, ou seja de 7 a 10 dias.
      Isso pode evitar uma série de complicações.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  73. rosania says:

    olá dr!!!meu filho tem 20 anos e fez uma documentação para poder por aparelho no rx da pra ver um dente em cima do outro que ta acima da raiz do dente da frente…o dentista disse pra ele que ele pode colocar o aparelho e depois fazer uma cirurgia para retirado do dente…o que pode ser dr,pq esse dente esta lá escondido…se poder me responder eu agradeço

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Rosania,

      Pela pequena descrição, parece que está com um dente supranumerário, ou seja, na fase embrionária de formação dos dentes decíduos e permanentes pode ter ocorrido alguma má formação, resultando em um ou mais dentes além do natural.
      Caso seja realmente necessário, e no momento correto, o cirurgião-dentista encaminhará para a remoção ou não do dente.
      Fique tranquila, e caso não esteja sentindo segurança , visite outros profissionais.

      Um abraço,

      Dr. Jose Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  74. Thalita Medeiros says:

    Boa tarde, Doutor…

    Gostaria de saber se tem algum problema em viajar de avião, depois de 10 dias de uma cirurgia no dente inferior, acho q é o primeiro molar. Fui tirar os pontos hj (10 dias após a cirurgia) e ele está super bem e sequinho. Vou viajar demadrugada c/um vôo de mais ou menos 1h e 30min. Meu dentista disse q eu fosse de boca fechada, devido a pressão do avião….o q pode causar, caso eu fale? Agradeço a atenção.
    Abraço.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Thalita,

      Pode viajar tranquila. A cabine do avião é pressurizada e não ocorrerá absolutamente nada.
      A trabalho ou passeio , aproveite !
      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  75. livane says:

    fiz uma cirurgia de aumento de coroa tem três dias e os pontos esta caindo sozinhos ,é normal doutor?a dentista passou amoxilina para tomar devido o abcesso q tinha mas ainda nao tomei,posso ter alguma complicaçao devido a isso?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Livane,

      Siga exatamente a prescrição que sua dentista recomendou. Se ele prescreveu , com certeza havia necessidade, ou de conter uma infecção ou de prevenir.
      Sobre os pontos, não se preocupe, a cicatrização iniciará de qualquer forma.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  76. Ronald says:

    Olá doutor. Quebrei uma pontinha do meu dente da frente. Muitas pessoas disseram que não poderia colocar resina, pois sairia facilmente. É obrigatório “serrar” o dente? Se nao serrar aumenta a probabilidade de cárie? Posso não serrar o dente e nao ter nenhum problema? Obrigado.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ronald,

      Geralmente faz-se esse tipo de restauração sem desgaste nos dentes.
      Dizem que são restaurações frágeis, e é verdade. São apenas fixadas por forças químicas, o que em leves pressões mastigatórias podem sofrer fraturas.
      Existem outras técnicas de restauração. Procure um cirurgião-dentista para fazer o diagnóstico e possíveis planos de tratamento.

      Um abraço, boa sorte,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  77. ana says:

    Boa tarde doutor, a quase um ano os meus dois dentes de tras partiram se desde ai tenho dores horriveis, parece me que a gengive quer ocupar o lugar onde o dente ta partido e no outro esta sendo empurrado.. sangra muito e tenho dores horriveis devido a isso o meu dente da frende abana .. mas nao consigo aguentar mais com dores.. fui no dentista passara remedios tomei mesmo assim nao passou..passo muitas noites sem dormir e as vezes a dor e tanta que so apetece subir pela parede acima.. tou sem dinheiro para ir ao dentista.. sou portuguesa aqui e muito caro…queria saber o que posso mais fazer para parar a dor e o que podera ser isto?? ajude me por favor ..

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ana ,

      Infelizmente para sanar suas dores, deverá fazer o tratamento odontológico. Medicações poderão ajudar, apenas mascarando o problema.
      Peça ajuda para familiares, amigos e visite um cirurgião-dentista.
      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  78. davi says:

    dr.estou com o meu dente mole mais nao consigo tira e doi muito uque e u evo fazer

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Davi,

      Procure um cirurgião-dentista para fazer a avaliação do seu dente que está esfoliando e um plano de tratamento.
      Não fique tentando tirar,pois poderá se machucar.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  79. Gabriel Reis says:

    Doutor,sinto meus dentes um pouco moles e nem coloquei aparelho neles,são quase todos os dentes pelo qual eu sinto essa leve moleza,o que está acontecendo com meus dentes,é normal,preocupante ou muito grave?

  80. Marcelo says:

    Então doutor eu coloquei alguns selantes e isso faz 1 ano, e hoje comecei a sentir muitas dores nos mesmos dentes, é tipo uma sensibilidade quando eu bebo algo sinto dores o que devo fazer ?
    E qual o motivo dessas dores ?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Marcelo,

      Procure um cirurgião-dentista para fazer o coreto diagnóstico e plano de tratamento.
      Os selantes são de base resinosas, isso nos leva a crer,que com o passar do tempo, o material pode sofrer fraturas, trincas e deixar o esmalte ou dentina exposto.
      Essa exposição pode causar sintomas de dor.
      Essas pequenas fraturas nos selantes ainda podem causar infiltrações bacterianas e progredir em cárie.
      Não deixe de consultar seu cirurgião-dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  81. khyslayny says:

    Dro meu nome é khyslayny, me submeti a um tratamneto de canal desde o mes de janeiro do presente ano e hoj foi que a medica fechou, mas meu dente (segundo molar superior direito) esta doendo muito. isso é normal? Estou muito insegura pois aconteceu por um erro medico, eu sentia uma pequena sensibilidade ao entrar ar frio nele, ai a medica tirou um raio x e viu uma fissura e mesmo assim resolveu apenas obturar meu dente ai ele infecçionou isto foi no primeiro molar e a infecção passou para o segundo e é este que esta doendo muito. Me ajude

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Khy,

      Caso não se sinta segura, consulta outros profissionais para realizar seu diagnóstico e plano de tratamento.
      Infelizmente à distância sem fazer exames clínicos e radiográficos não conseguirei ajuda-la.
      Desejo boa sorte e obrigado pela pergunta,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  82. juliana says:

    oi doutor meu marido ta fazendo canal e o rosto dele incho muito e ele ta sentindo muito dor o que pode esta acontecendo.brigado

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Juliana ,

      Quando inicia-se um tratamento de canal, o profissional faz o acesso ao nervo do dente e o instrumenta. Essa manipulação pode causar sintomatologia dolorosa.
      Já o inchaço é causado por uma grande contaminação (abcesso). Nesses casos o profissional pode entrar com medicação.
      Procure seu cirurgião-dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  83. vania says:

    fui ao dentista e estrair 2 dente hoje 3 hora depois comir foi fazer um gargarejo quando jogei a agua fora sai agua do nada do meu nariz nem sei de onde veio e estou achando quer esta saindo um ar estralho do meu rariz o quer e .

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Vania,

      Procure seu cirurgião-dentista que realizou a cirurgia. Ele poderá realizar um exame clínico e radiográfico para constatar alguma comunicação buco-sinusal.
      Obrigado pela pergunta,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  84. Evaldo Barbosa says:

    Doutor:

    Fiz um Implante ano passado:

    Protese sobre ele este ano em maio. Hoje pressionei minha gengiva e saiu líquido esbranquiçado e está Dolorida sobre o Implante. Ontem fisgadas lado Dir. da cabeça/testa (mesmo lado dente)?
    Há problema?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Evaldo ,

      Consulte seu cirurgião-dentista que fez a prótese e/ou a instalação do seu implante. Atrvés de alguns exames clínicos e radiográficos fará o diagnóstico.
      Você pode ter desenvolvido alguma infecção ao redor do implante,chamada mucosite ou periimplantite. Marque uma consulta com seu dentista , assim que puder.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  85. leandro moreira says:

    Dr. arranquei meu dente do ciso deu uma inflamada mais já deu uma melhorada,eu dei uma olhada no espelho do lado da onde arrancou o dente o cel da boca esta preto isso é normal?? Dr. oque me deixa mais sismado é que não consigo abri muito a boca mau passa a escova de dente isso é normal faz 4 dias que arranquei o dente.. depois de quantos dias que pode tomar algo quente?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Leandro,

      O pequeno espaço de abertura de boca , chama-se trismo. Ao realizarmos cirurgias mais longas e que o paciente tem que ficar com a boca muito aberta, os musculos são tensionados sofrendo uma fadiga. Isso faz com que o paciente não consiga ter abertura de boca total.
      Com o passar dos dias isso tende a melhorar. De qualquer forma consulte seu cirurgião-dentista, ele poderá explicar melhor e até passar medicações caso necessário.
      Siga todas as orientações pós-operatórias.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  86. breno says:

    tenho um dente pra arranca ou fazer canal . mais nn quero fazer canal esse dente e o inferior TERCEIRO MOLAR gostaria de saber se arrancando ele ainda posso colocara aparelho? espero resposta

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Breno ,

      Essa resposta deve ser dada por um cirurgião-dentista especislista em ortodontia.
      Geralmente não usamos a ortodontia como tratamento para migrarmos dentes em regiões edêntulas.
      Procure um dentista, ele solicitará uma documentação radiográfica e cefalométrica , e responderá todas as suas dúvidas.

      Um abraço, boa sorte.

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  87. Caroline Freitas says:

    Doutor eu eu tenho 13 anos e estou com muita dor no dente desde ontem , minha gengiva está inchada e as vezes sangra um poquinho !
    Oque eu tenho ?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Carol,

      Não consigo responde-la, sem fazer um exame clínico e radiográfico.
      Você pode estar com cárie, alguma inflamação gengival ou até uma contaminação de canal nesse dente.
      Peça para algum responsável legal levá-la ao dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  88. R.face says:

    Dotor boa tarde, fui ao dentista ontem e foi realizado um raio-x e foi constato pelo mesmo que terei que fazer um ( canal ), e o meu dente molar numero 36 do lado esquerto ta inflamado e a metade ja esta toda comprometida e ontem quase não conseguir durmir, hoje fui ao dentista com a intenção de extrair por causa da dor, mais ela falou que não tinha como porque não pegaria anestesia e passou nimesulida e amoxilina ficou pra mim retornar daqui dois dias, queria extrair porque a dor não haveria mais de forma alguma e com o canal posteriormente pode vim a quebrar e ter que fazer tudo novamente alem do processo canal ta caro, aguardo sua resposta para que eu possa tomar uma decisão com mais Certeza que agora possa aliviar minha dor e futuramente não venha me prejudicar, sei o quanto o dente é importante mais a dor ta muito forte, aguardo sua opinião!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola R.face,

      A resposta está no seu texto.
      Sempre temos que tentar salvar nossos dentes. É claro que existe um custo profisisonal que muitas vezes não é só o canal e também a reabilitação protética ou de restauração.
      O cirurgião-dentista poderá fazer alguma manobra clínica para melhorar sua dor,assim como seguir a prescrição.
      Faça o que achar melhor, mas caso o dentista afirme que o dente possa ficar em função,depois do tratamento endodôntico, pense realmente em investir no seu próprio dente.

      Um abraço

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  89. Pamela santos says:

    meu dente quebrou na banda do aparelho que botei ontem oq faço

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Pamela,

      Volte ao seu cirurgião-dentista, o qual instalou sua banda, que ele fará o diganóstico ou plano de tratamento.
      Caso não faça o procedimento , provavelmte encaminhará para algum colega.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  90. richard says:

    oi posso fazer uma pergunta dr hoje eu coloquei meu aparelho na parte de baixo da boca de 1 lado aonde tem a [ bada e o tubo ] minha dentista não colocou o Bracket
    e no outro lado ela colocou isso é esta certo ? na parte de cima da boca ela colocou nos dos lados perto do [tubo e banda]

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Richard,

      Existem muitas técnicas para os tratamento ortodônticos.
      Impossível avaliar a conduta da colega. Provavelmente deve estar correto.
      O que posso dizer, é que caso não se sinta seguro, consulte in loco outros especialistas.
      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  91. Alice cerqueira says:

    Ola boa tarde
    fiz uma extração ao dente 25 á um mes que tenho dores como se tivesse cá o dente, á noite quando me deito a dor aumenta, ja foi ao dentista e nada, que posso fazer nao como nada não dormo estou a ficar e desespero ajude-me por favor

    Cumprimentos

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Alice,

      Procure outros colegas cirurgiões-dentistas para que possam fazer um novo exame clínico e radiográfico.
      Essa deve ser a conduta com não se sente segura.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  92. Tarcisio Jansen says:

    OI Dr, EU TENHO 21 ANOS E JA EXTRAI 2 DENTES, TENHO UM QUE EU FIZ A RESTAURAÇÃO E FOI MAL FEITA, QUANDO EU VI JA TINHA QUEBRADO, E DENTRO TAVA TOTALMENTE DANIFICADO, NUNCA SENTI DOR NELE, MAS HOJE ELE TA QUASE TODO QUEBRADO E TEM TIPO UMA BOLHA DENTRO COMO SE FOCE A GENGIVA QUERENDO SAIR FORA, NUNCA ESTRAI POR QUE VAI FICAR FALTANDO 3 DENTES NA MINHA BOCA SENDO DOIS DO MESMO LADO E UM COLADO DO OUTRO, E EU NÃO TENHO CONDIÇÕES DE FAZER UM EMPLANTE DENTÁRIO, EXISTE OUTRO PROCEDIMENTO MAIS BARATO QUE EU POSSA PRENCHER ESSES ESPAÇOS? E QUAL O RISCO EU CORRO SE MANTIVER ESSE DENTE NA MINHA BOCA?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Tarcisio,

      Provavelmente seu dente pode ter algum tipo de tratamento sem que precise removê-lo.
      O risco que corre deixando como está são contínuas e crônicas infecções bucais.
      Existem outros tipos de próteses que pode ser planejadas para seu caso. Proteses fixas, removíveis ou provisórias.
      Procure um cirurgião-dentista para diagnosticar, e planejar seu caso.

      Um abraço,

      Richard,

      Existem muitas técnicas para os tratamento ortodônticos.
      Impossível avaliar a conduta da colega. Provavelmente deve estar correto.
      O que posso dizer, é que caso não se sinta seguro, consulte in loco outros especialistas.
      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  93. Saulo Fonseca says:

    Olá doutor retirei 2 dentes ciso o de cima e o de baixo a cirúrgia a dentista falou que foi traumática complicada faz uma semana e dói muito estou tomando climelide “nimesulida” (antiinflamatório) e toragesic para dor que só alivia parece que não tem progresso a dor é a mesma, fora dor de ouvido e etc.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Saulo,

      Procure seu cirurgião-dentista para fazer uma avaliação do pós-operatório, tanto clínico como radiográfico.
      Ele poderá prescrever medicamentos mais efeicazes para dor, inflamação ou caso tenha infecção.
      O processo de cicatrização em cirurgias de 3o. molares é mais lento e o pós operatório mais dolorido.
      Mantenha a calma e procure seu dentista.

      Um abraço,

      Richard,

      Existem muitas técnicas para os tratamento ortodônticos.
      Impossível avaliar a conduta da colega. Provavelmente deve estar correto.
      O que posso dizer, é que caso não se sinta seguro, consulte in loco outros especialistas.
      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  94. edson leopoldino says:

    ola Dr: José Américo Bottino Junior obrigado por ter me orientado e agradeço por ter me dado á atenção por um estante da vida do Sr: se todo Brasileiros tivesse uma atitude como á do Sr .este pais seria outro. muito obrigado edson

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Edson ,

      Obrigado você pelo carinho e reconhecimento !
      Divulgue nosso trabalho, e sempre que puder conte comigo.
      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  95. gilvan says:

    oi doutor tenho aparelho mas percebi que tem um dente querendo nascer e agora o que eu faço?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Gilvan,

      Fique tranquilo antes de mais nada.
      Consulte seu ortodontista o mais rápido possível, dessa maneira ele dará todas as orientações e fará alterações que provavelmente já estão previstas no seu tratamento.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  96. Regiane says:

    Dr. eu vi na internet que existe uma cirurgia chamada regeneração periodontal e plastica periodontal, nos casos como meus dentes estão entortando eu não poderia fazer alguma dessas ciruurgias e colocar aparelho para desentortar os dentes?

    Dr. no caso eu tenho periodontite, fui em um dentista semana passada e ele disse que eu tenho periodontite agressiva, meus dentes da frente estão muito tortos. eu descobri que tenho essa doença ano passado quando tive uma bolsa de pus perto de um dente na parte de baixo, fiz a limpeza tomei os remedios e nunca mais senti nada, fiz outras limpesas depois tambem, porem no utimo mes um dente meu da parte de cima saiu muito do lugar ta muito feio e agora outros estão entortando tambem fui em uma dentista e ela disse que eu poderia usar aparelho, eu fiz a documentação mas fui nesse outro dentista e ele disse que eu nao poderia colocar aparelho, mas o que eu poderia fazer pra arrumar esse dentes? pois esta atrapalhando toda a minha vida e estou ate entrando em depressao por causa disso, esta muito feio..eu perguntei pra esse dentista sobre a regeneração periodontal mas ele disse que nao poderia fazer e me desanimou muito, em que casos é recomendado essa cirurgia, porque os entistas estao me desanimandototalmente sobre algum tratamento, eu to vendo que vou perder meus dentes, porque eu escovo meus dentes sempre após qualquer coisa que como ou bebo e ate machuquei minha boca de tanto escovar mas nao esta adiantando porque meus dentes continuam saindo do lugar, tem alguma solução? cirurgica sei la, porque remedios e escovação nao estao adiantando…

    Dr. desde ontem esta saindo umas coisas estranhas na parte de cima da minha gengiva,ontem estava saindo umas pelinhas transparentes e hoje parecia uma gosma de um lado toda da gengiva nao sei se é por causa dos remedios ou por causa da escovação? e tambem estou sentindo que a minha arcada dentaria esta de outro formato, ate pra passar fio dental, esta muito estranho é nomrla isso? será que tem a ver com a doença ou pode ser outro problema?

    Obrigada.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Regiane,

      Pelo que está relatando, o prognóstico da sua doença periodontal não é bom.
      A doença periodontal tem como causa placa bacteriana e pode ser subdividida em suas classificações. A agressiva, já diz o nome, atinge mais adultos-jovens,homens ou mulheres e tem severa reabsorção óssea (estrutura a qual sustenta os dentes).
      É conhecido na odontologia como uma doença que tem cura controlada, ou seja, não tem alta clínica. Faz-se o tratamento e o paciene entra em um círculo de manutenções trimestrais, semestrais, de acordo com a evolução da doença.
      Infelizmente Regiane, a ortodontia não é indicada em pacientes portadores de periodontites ativas, ainda mais agressivas. Isso só poderá intensificar a perda dos seus elementos dentais.
      O melhor a fazer, é a manutenção periodontal constante e ações estéticas com reabilitações protéticas ou incrementais com resina.
      Caso não se sinta confortável com o diagnóstico , procure outros profissionais que poderão te passar mais confiança.

      Boa sorte, um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  97. Andresa says:

    Dr. José, Tenho 17 anos, eu sempre percebi que nos meus dentes molares tem tipo ”risquinhos pretos”, desde quando tinha mais ou menos uns 10 anos de idade eu reparava nisso, mas não era nada um incomodo. Quando tinha mais ou menos uns 14 anos, eu estava com muita dor em um dente, minha mãe me levou ao dentista do PPA, e ele tratou do canal desse dente e obturou, e depois disso ele viu que nos outros dentes tinha esses ”risquinhos” e pediu para mim vir outro dia, e tbm eu tinha uma pequena carie entre os dentes 31 e 41 então por isso eu fui. Só que ele obturou 5 dentes desses dentes com ”risquinhos pretos”, mas eu acho que esses ”risquinhos” não era cárie, eu sempre notei q esses risquinhos nunca aumentavam sendo q a cárie que eu tinha no dente que precisou fazer canal aumentava cada vez mais. Estou muito arrependida por ter ficado quieta, sem dizer e nem expressar minha opinião naquela época, eu vi que aquele dentista era muito nervoso e só fofocava dos outros junto com a Auxiliar dele, eu não gostava muito dele, então eu resolvi ficar quieta por medo de ele restaurar de qualquer jeito a cárie que eu tinha nos dentes 31 e 41 num outro dia, e tbm fiquei quieta por outros motivos, falta de conhecimento por ser muito nova, inexperiente, ect.. Hoje além de eu sofrer por causa dos dentes restaurados que eu tenho pq tinha carie (foi um descuido meu por não fazer a higienização correta), eu sofro muito, mas muito mesmo por causa desses meus 5 dentes molares e prés molares que foram restaurados com amálgama com a possibilidade de não ser cárie na época, essas restaurações são enormes sendo que os riscos pretos que eu tinha no dente pareciam com 1 fio de cabelo, a filosofia daquele dentista não era muito minimamente invasiva!
    Dr eu preciso com o conhecimento que o senhor tem na odontologia, e se vc puder dizer pra mim se era cárie ou não eu agradeço muito, eu posso ta errada tbm, mnas na minha opinião eu acho que não éé. Se não for cárie eu vou ficar muito arrependida por que eu to lembrando que quando eu tinha uns 10 anos eu achava que isso era cárie e lembro que um dentista me disse que não era, depois de passado 4 anos este outro dentista obturou: gostaria de saber se realmente era cárie ou não?

    Muito Obrigada!!!!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Andressa,

      Chamamos esses “risquinhos de pretos ” de sulcos pigmentados.
      São proveninentes de escurecimentos extrinsecos de produtos que contenham corantes. Com o passar do tempo e do uso podem causar manchas desse tipo.
      Outra causa são as bactérias cromófitas, ou seja, elas também secretam do seu metabolismo substâncias que pigmentam essa região anatômica dos dentes. Podem ser consideradas cáries ou não.
      Grupos de pesquisas defendem as restaurações de sulcos pigmentados, outros são contra.
      E ainda como diagnóstico podem ser sim lesões cariosas que superficias clinicamente, que como são microscópicas invadem o tecido do esmalte, deixando a regiçao interna desorganizada,podendo até chegar no canal.
      Quando não se sentir seguro frente a algum diagnóstico seja médico ou odontológico,procure outras opiniões para sentir-se segura.

      Desejo boa sorte e continue cuidando de sua saúde bucal.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  98. Helen says:

    Oii meu 1º molar ele esta doendo muito ele tinha uma carie e fui em uma doutora qe faz tratamento de canal ela tirou radiografia desse dente e falou qe a raiz do meu dente estava intacta , e colocou um remedio dentro do meu dente e fechou ele mas ele esta doendo muito nao posso nem encostar nele com a lingua que doi muito eu fui la outra vez ela tirou outra radiografia e disse qe esta tudo normal e nao sabe por que meu dente esta doendo o que devo fazer ir em outro dentista ?

  99. clara says:

    Bom dia doutor, fiz um tratamento de canal a 4 anos atraz agora ando com dores na gengiva e o dente esta se tornando saliente e escuro o que faco doutor eu nao queria remover o dente qual seria tratamento adequado

    • adriana alves ferreira says:

      oii eu gostaria de fazer uma pergunta o meu dente da frete tinha uma a bituraçao mas cai eele ja estar bem tanificado eu estou com medo de cair ele

  100. Gabriel says:

    Olá dr, tenho uma cárie na parte de trás do dente da frente, junto à gengiva e estou adiando por um certo tempo o tratamento pois tenho um medo fora no normal de dentista. O problema é que hoje quando mordi uma comida senti que ele trincou e agora está amolecido, e agora estou com medo dele cair e eu ficar sem poder sorrir. Gostaria de saber se há como recuperá-lo ou preciso fazer um implante ou colocar um pivô. Agora que estou nas últimas criei coragem e amanhã marcarei uma consulta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>