Dentista responde

Dr Jose Americo Bottino Jr periodontista Dentista respondeEste espaço é dedicado ao encaminhamento de perguntas sobre Odontologia e Periodontia na terceira idade, a perguntas serão respondidas pelo Dr. José Américo Bottino Junior especialista em Periodontia 

Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Periodontia pela Associação dos Cirurgiões-Dentistas.
Atualmente responsável pela Periodontia do Centro de Especialidade Odontológica de Ermelino Matarazzo da Prefeitura do Município de São Paulo, Clínico geral com ênfase em periodontia do Serviço Social do Comercio ( SESC ODONTOLOGIA ), Periodontista com ênfase em implante em consultório particular.


Deixe sua dúvida sobre Odontologia ou Periodontia aqui, que eu respondo!

Gostou? Então Compartilhe!

9,720 Responses to Dentista responde

  1. Aurilene says:

    Olá Doutor. Então, hoje fui ao dentista, e ele trocou uma das minhas obturações em amálgama por resina. Ao chegar em casa, fui olhar no espelho e percebi que ele não retirou a amálgama por completo.. ou seja, meu dente ficou com uma parte branca e uma pontinha prateada..
    Isso é normal? Pode ter alguma consequência?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Aurilene,

      Existem muitas técnicas de reconstruções e restaurações.
      Normalmente o mais comum e remover toda a restauração antiga e lesão cariosa, caso tenha, e realizar uma nova e completa restauração.
      Procure conversar e tirar suas dúvidas com seus dentista, ele saberá responder suas dúvidas, afinal de contas, foi quem realizou.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

    • bibi says:

      Olá Eu Coloquei As Bandas Do Aarelho Da Parte De Cima ! No Dia Seguindo o Dente De Baixo Quebrou ! Pode Ter Sido A Banda Que Quebrou ja Que Ela Esta Encima Do Dente inferiror E Tamben Machuca Muito Minha Lingua!

    • Lana says:

      Hoje o dentista extraiu um dente meu, so que quando cheguei em casa que troca a gase, senti um pedaço do dente. fiquei um pouco assustada, porque a estração foi complicada, então o procurei, ele me disse que era só um pedaço de osso e que depois ia se catrisar. Gostaria de sabe se realmente não ah problema mesmo.

    • Nayara says:

      Eu fiz um restauração no dente da frente e outra no dente de baixo e toda vez que alguma coisa gelada ou muito quente pega em cima da restauração dói , a sensibilidade é grande , oque devo fazer ? elas ja tem 3 meses !

    • zilda says:

      Dr fiz umas restaurações em alguns dentes porem sinto os dentes a todo momento não consigo mastigar normal mais, eh como se fizesse pressão de um dente no outro qdo encosto um ao outro e tem um que doi qdo eu mastigo da impressão que esta quebrado, doi na gengiva e encima toda vez que como pode ser qquer comida mole ou dura , kkk dura ta difici,l estou engolindo os alimento quase sem mastigar a dentista disse que pode ser canal e que tenho que procurar outro dentista para resolver isto pois ela restaurou mas não faz canal, agora ela disse q iria encher mais o dente pois pode ser que esta longe un do outro, mas estou com medo dela mexer novamente não corrigir e eu ter que novamente abrir para fazer o tal de canal, a ador eh somente qdo eu mastigo depois a dor passa , mas a pressão dos dentes eh constante.desde de ja agradeço por sua atenção

    • Karen says:

      Olá Doutor, gostaria de entender porque quando mastigo, mordisco meu lábio inferior lado D e E , sendo que já usei aparelho ortodôntico e expansor , agora estou na fase de contenção , estou usando o aparelho removível …mas quando tiro para comer sinto na maioria das vezes a mordida e machuca ….quero saber se é normal isso…obrigada

  2. Déborah says:

    olá , gostaria de saber o que fazer para sicatrizar minha bochecha que esta com um buraco devido ao ferro do aparelho que atrita com ela . ela fica entrando entre os dentes superiores e inferiores fazendo com que eu a morda quando falo . estou muito incomodada :’(

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Deborah,

      Antes de mais nada você deve remover o fator agressor. Visite seu dentista para que remova esse fragmento que está traumatizando sua bochecha.
      A cicatrização será lenta e ocorrerá fisiologicamente sem que faça nenhuma manobra. Caso a lesão seja extensa, seu dentista planejará o tratamento, com algum tipo de intervenção ou prescrição medicamentosa.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  3. Liliane dos Santos e Santos says:

    Olá , Meus dois Dentes da frente são quebrados , Ai fui na dentista e ela colocou um tipo de massinha pra completar meus dentes , só que ela disse que com um certo tempo ficariam pretos .
    quero saber por que eles ficam preto ? e se eu tirar a massinha , eles não ficaram preto?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Liliane,

      Penso que ela quis dizer que a resina a qual fez a restauração dos seus dentes podem com o tempo pigmentar.
      Esse tipo de material é o melhor para reconstruções estéticas, porém são mais passíveis de pigmentação através de fatores externos (alimentícios) ou mesmo fisiológicos.
      Fique tranquila, isso pode acontecer ou não, mas está dentro da normalidade e pode demorar anos.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  4. Denize Moreira says:

    Boa noite
    Estou muito insegura, afinal quero saber se esse tratamento de raspagem, que tenho que fazer dia 21 próximo, dói? Estou muito apavorada, qual é o procedimento?
    Me ajude.

  5. Emmanuel says:

    Boa noite doutor!
    Tenho 17 anos e uso aparelho fixo há 6 meses. Há um tempo comecei a sentir meus 4 dentes da frente de baixo meio bambos. Achei que era pelo aparelho, mas muitos dias depois da manutenção, eles continuam bambos. Procurei na internet o que poderia ser, e li que poderia ser periodontite e que eu posso perder meus dentes. O que faço?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Emmanuel,

      O procedimento correto é a interpretação inicial do seu ortodontista assim que recebe a documentação ortodôntica, a qual contém radiografias e traçados cefalométricos, que juntos com o exame clínico constatam a periodontite ( perda óssea) e a necessidade de tratamento ortodõntico.
      Consulte seu dentista. Muitas vezes o tratamento ortodôntico pode deixar um ou outro dente com mobilidade transitória, afinal de contas, através do uso do aparelho fazemos a movimentação dental e remodelação óssea a qual sustenta esses dentes.
      Caso sinta-se na dúvida, peça para fazer um exame periodontal, pois o uso do aparelho em pacientes portadores das doenças periodontais é contra-indicado.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  6. Thamires says:

    Olá, arranquei 2 sisos ontem, um inferior e um superior do lado esquerdo. O siso inferior estava incluso e deu um pouco mais de trabalho para ser extraído, e foi usado até um martelo, pois o dente estava por dentro do osso. Eu nao estou sentindo dor nos pontos não, meu único sintoma é muita dor e inchaço na regiao submandibular à esquerda, gerando dor ao deglutir, estou com grande aumento de saliva. Isso é normal? estou tomando antibiótico e antiflamatorio desde de antes da cirurgia. Tem algo que posso fazer para conseguir deglutir melhor? Ou a unica solução é realmente esperar?

    Grata pela atenção.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Oi Thamires,

      Quanto mais o tecido gengival e ósseo é manipulado,maiores são as chances de um pós operatório mais doloroso.
      Siga todas as recomendações do pós-cirúrgico e a prescrição médica. Aguarde o processo de cicatrização que demora até 45 dias.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Thamires,

      Todo pós-operatório de dentes do siso são mais complexos. Quanto mais se manipula os tecidos que envolvem a cirurgia maiores os sintomas.
      Siga exatamente as instruções pós-cirúrgicas e as prescrições medicamentosas. Repouse e tenha paciência para o início da cicatrização.
      Pelo descrito está tudo dentro do planejamento. De qualquer forma consulte e faça o acompanhamento com seu cirurgião.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  7. Michele says:

    Bom dia!

    Dr. fui ao dentista extrair um dente e desde quando sai de casa e por toda a noite senti muitas dores e o dente sangrou muito. De modo que precisei ir a um atendimento de emergência e ao fazer o raio x foi constatado que ficou um pedaço do dente o que causou a hemorragia. Agora vou precisar passar por uma pequena cirurgia para a retirada do pedaço de dente que ficou. Como posso classificar o profissional que esquece um pedaço de dente no paciente, afirma que retirou tudo, sofro e descubro que não. Situação que me causou dor e sangramento intenso?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Michele,

      É comum, mas não é normal deixarmos resíduos radiculares durante cirurgias de exodontias.
      Caso o dentista fique em dúvida, é bom fazer uma tomada radiográfica antes do término da cirurgia e caso não consiga remover totalmente o paciente deve ser avisado imediatamente.
      Em um segundo tempo cirúrgico o resíduo radicular pode ser removido.
      Cada profissional tem seu modo de trabalho. É difícil julgar o certo do errado. O melhor a fazer é conversar e tirar todas suas dúvidas. Com certeza esclarecerá a situação.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  8. Rafael says:

    Quebrei o meu dente canino e agora só ta um pedacinho, mas só posso ir ao dentista daqui a 3 dias, tem algum problema ou eu tenho que dar um jeito de ir imediatamente?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Rafael,

      Procure não morder nenhum alimento duro para evitar maiores fraturas. Essas fraturas podem causar até envolvimento de canal.
      O quanto antes visitar o dentista melhor, pois além de evitar fratruras maiores, pode impedir acúmulo bacteriano.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  9. mychelly says:

    olla, estou amamentando e tenho que por meu aparelho! gostaria de saber se posso faser o xaio X nos dentes? amamenta a doir messes e meio,se eu fizer pode acontecer algo comigo ou com minha princesa? obg

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Mychelly,

      Fique tranquila! Pode fazer as radiografias, pois não terá problemas futuros nem para você, nem para a bebê.
      Geralmente indicamos para não fazer tomadas radiográficas durante o primeiro trimestre da gestação.

      Parabéns pela bebê !

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  10. Paula says:

    Dr. A parte de trás do meu dente da frente quebrou um pedaço bem pequeno, quase imperceptível. não procurei um dentista porque pensei que não precisaria.
    Depois de um tempo fui olhar os dentes e vi que onde havia quebrado estava com uma manchinha marrom.
    Pode ser cárie?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Paula,

      Sim, Paula. Essa lesão pode ser cárie.
      Consulte um cirurgião-dentista o quanto antes para que não evolua para maiores lesões.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  11. Juliana says:

    Oi Dr.
    Me ajude estou com uma dor excessiva a nível gengival nos dentes posteriores inferiores direito, mais precisamente 3ºM, 2ºM e 1ºM sempre que utilizo fio dental, não sangra, mas a dor é insuportável só após um tempo a dor passa. O que devo fazer?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Juliana,

      Consulte o quanto antes um cirurgião-dentista para fazer o correto diagnóstico da suas queixas. Através do exame clínico e radiográfico será feito um plano de tratamento.
      As dores que está se queixando podem ser desde lesões cariosas ou até mesmo de sensibilidade. Dor é sinal clínico de inflamações que podem ser geradas biologicamente ou por trauma físico.

      Consulte seu cirurgião-dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  12. Liany says:

    Dr. Porque os ultimos dentes a nascer doi tando e fica inchado isso cusaria perda nesse dentes? Obr

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Liany,

      Gostaria de saber ao certo “quais são esses ultimos dentes a nascer” que você está citando.
      Caso sejam os 3o. molares, na maioria dos casos não têm espaço para irrompimento gengival, e muitos acabam erupcionando parcialmente, causando acúmulo de bactéria e trauma na mastigação.
      Conuslte um dentista para fazer o correto diagnóstico e plano de tratamento.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  13. Jessica says:

    Drº
    Fui ao dentista a uma semana atras fazer uma avaliação para poder por aparelho, gostaria de saber se posso por aparelho com alguns dentes cariados.
    Pois o dentista disse que não há problema algum?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Jessica,

      Gostaria de orientá-la a preocupar-se com a saúde bucal !
      Sempre é recomendável adequar a saúde bucal antes de tratamentos corretivos e estéticos.
      Cárie é doença bucal, e deve ser tratada. Por que não faz os tratamentos junto ? Penso que será bem melhor.

      Obrigado pela pergunta, boa sorte,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  14. MIGUEL says:

    fiz tratamento canal e a dentista quebrou a ponta da lima lá dentro, ela me disse que isso é comum e que não tem como tirar. Posso confiar nisso? Mais tarde nao terei problemas com isso? Estou com medo.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Miguel,

      Realmente podemos classificar como comum, mas infelizmente não é normal.
      A lima fraturada, ou qualquer outro material explorador de conduto que fique dentro da luz do canal deve ser removida. Existem técnicas e profissionais que fazem esse tipo de procedimento.
      Um excelente endodontista (especialista em canal), conseguirá remover.
      No futuro, esse resídio de instrumental pode lhe causar prejuízos a saúde bucal, e até a perda do elemento. Claro que existem casos, que não tem evolução clínica.
      O mais importante é saber que pode causar-lhe danos futuros.

      Procure conversar melhor com seu cirurgião-dentista sobre o assunto, caso não sinta-se seguro, procure outras opiniões.

      Obrigado pela pergunta, boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  15. Vanessa says:

    Olá Dr, preciso esclarecer uma duvida.
    Após acidente de bicicleta ocorreu a fratura de 7 dentes, todos na parte de tras. Efetuei 5 avaliaçoes no qual 4 dentistas apresentaram a extraçao de 3 dentes, e na ultima avaliaçao me deparei com um especialista de implantes no qual me apresentou o sepultamento destes 3 dentes para diagnosticar a possivel recuperaçao dos mesmos sem a necessidade de extraçao.
    Apos diagnostico, efetuarei a colocaçao de aparelho para possivel ajustes. O dentista me apresentou a possivel recuperaçao dos dentes com a elevaçao da raiz ate a extremidade para ímplantaçao de pinos e inserir proteses, insistindo na nao necessidade de extraçao e implantaçao de dentes.
    Realmente esta situaçao existe???
    A inclusao de aparelhos ortodonticos auxiliam na inclinaçao da raiz?
    Fico no aguardo.
    Obrigada!

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Vanessa,

      Provavelmente seu caso parece passível de vários tipos de tratamento.
      O dentista que planejou a recuperação dos seus dentes, está visando manter a parte fisiológica óssea, para futura reabilitação implantodôntica e protética. O tratamento ortodôntico deve visar a manutenção óssea e alinhamento coronário-radicular.
      Boa sorte no seu tratamento.

      Obrigado pela pergunta,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  16. Mariana says:

    Dr. Jose,meu dente esta meio encavalado,mas esta mole e doendo muito,ai quando eu balanço para arrancar ele doi,é a presa.OQ FAZER PARA ARRANCAR E Ñ DOER???

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Mariana,

      O melhor a fazer é consultar um cirurgião-dentista, dessa maneira ele poderá diagnosticar e planejar seu caso.
      Você pode se machucar, forçando tirar o dente.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  17. Silvia Regina Ferreira says:

    Dr.Jose Americo,estou com uma duvida gostaria se pudesse me esclarecer,vou ter que arrancar 2 dentes ,um inclusive é uma coroa que quebrou na raiz e eoutro está ao lado,e tenho 50 anos,e tenho sopro no coração,o dentista me passou por precaução 4 comprimidos de amoxilina 1 hora antes da extração.ele disse que é devido a bactéria,fica aberto….fiquei assustada pq nunca tomei comprimido antes de arrancar o dente.espero por gentileza uma resposta .Muito Obrigada!

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Silvia,

      O cirurgião-dentista está atuando corretamente. Essa técnica chama-se Antibiótico Terapia Profilática. Essa dose de antibiótica é recomendada pela Academia Americana de cardiologia para prevenir colonizações bacterianas em tecidos coronários em pacientes com problemas cardíacos.

      Boa cirurgia e obrigado pelo contato.

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  18. Manoel Simplicio says:

    Faço uso do Somalgin cardio, 200 mg, do Amiodaroan 200mg e do Diovan HCT, preciso estrair o ciso e gostaria de saber se há necessidade de paralisação do uso do somalgin cardio, visto que, ele é um anticoagulante? Parei de tomar o remedio na segunda feira, farei a extração amanhã quinta feira, dia 13/09.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Manoel Simplicio says:

      Dr. José Américo, tenho 46 anos, e fiz recenemente um checkup completo, estou muito bem de saude, graças a Deus. Preciso extrair o ciso por orientação da minha ortodentista.

      • Dr. José Américo Bottino Junior says:

        Manoel,

        Gostaria de orienta-lo a solicitar com uma carta da sua ortodontista, uma autorização médica para realização da cirurgia, já que é paciente anticoagulado.

        Um abraço,

        Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Manoel,

      Toda suspensão de medicação deve ser feita pelo seu médico cardiologista.
      Em comum acordo com seu cirurgião-dentista e cardiologista siga as orientações, principalmente se as medicações forem cardíacas e anticoagulantes. Não podemos suspender sem a orientação médica.

      Obrigado pela pergunta,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  19. Dione says:

    Boa tarde doutor. Vou fazer uma pergunta otária. É possível restaurar um dente com um pedaço de outro dente doador da mesma boca? E a onlay em dentes anteriores? Fica legal? durável?
    Atenciosamente.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Dione,

      Definitivamente a resposta é não. Não existe nenhuma técnica restauradora usando resíduos dentais autógenos.
      Em dentes anteriores é comum planejarmos coroas ou facetas laminadas. Essas técnica tem suas indicações.
      Visite um cirurgião-dentista para fazer o diagnóstico correto e o melhor plano de tratamento para seu caso.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  20. Fabrício Gustavo says:

    Olá Dr.

    Arranquei meu 1º pré molar inferior esquerdo, é normal o canino doer após o operativo?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Fabrício,

      Todo pós operatório tende a desenvolver sintomatologia dolorosa. Siga as orientações do seu dentista, assim como a prescrição medicamentosa.
      Caso sua dor evolua consulte o dentista que fez o procedimento para que tome as melhores decisões.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  21. Daiane says:

    Dr. José Américo fiz um canal ha 5 meses e comecei a sentir muita dor e minha gengiva inchou,fui no dentista que fez o canal e ele me disse que tinha pus dentro do dente e que meu dente tinha quebrado por dentro!Agora lhe pergunto se isso e possivel?Foi erro do dentista ao fazer o canal?O que faço?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Daiane,

      Provavelmente seu dente teve uma fratura radicular. Esse tipo de diagnóstico é comum em dentes que são tratados os canais. Caso a fratura tenha sido infra-óssea,provavelmente você perdeu esse elemento. Se a fratura foi supra óssea, o dentista pode pensar em traçar algum novo planejamento.
      Siga a orientação do seu dentista, provavelmente não foi erro do dentista. Os dentes tratados endodonticamente ficam mais friáveis passíveis de fratura.
      Caso não sinta-se segura, procure outros diagnósticos, com demais colegas dentistas.

      Um abraço, boa sorte,
      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  22. alexandre says:

    ola dr por favor me tire 1 duvida, fui ao dentista arrumou 1 dente na frente em cima e extraiu 1 mais atrás em baixo, agora venho sofrendo com fortes dores em vários dentes, ja tomei diclofenaco,piroxicam,dipirona,já usei creme dental oral b,sensodine,e a dor passa e volta,não sei mais o que fazer. obrigado

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Alexandre,

      Infelizmente não posso ajuda-lo com tão pouca informação. Necessito de um exame clinico e radiográfico para um diganóstico.
      Faça uma consulta comseu dentista para o correto diagnóstico e plano de tratamento. Caso não se sinta seguro, procure outras opiniões.

      Um abraço, boa sorte,
      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  23. NUBIA DALFUR DE ALMEIDA COTA says:

    DR. AMERICO…. VOU TE DAR UM DOCE…E SO VC SER PRATICO E IR DIRETO NO ASSUNTO.. FIZ O CANAL COM UM…COLOQUEI A PEÇA COM A OUTRA…JA VAI FAZER 7 MESES NEM UMA SOLUÇAO …NEM DELE NEM DELA..ME IRRITEI MANDEI TIRAR A PEÇA ..AGORA ESTOU COM CURATIVO..AI VAI…….PORQUE O DENTE DOI?????…..Historinhas de ramificaçoes…bacterias….nao aguento mais e dai????sai dessa DOUTOR…….TEM UM HORARIO P. MIm???Me diga que vou AI….UM ABRAÇO…NUBIA.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Núbia,

      Gostei da história do doce ! Veremos se poderei ajudá-la.
      Claro que antes de dar qualquer opinião do assunto deveria fazer um exame clínico, radiográfico e ouvir todo seu histórico clínico, mas tentarei começar ajudar, de trás para frente.

      O DENTE DÓI !
      Como você já tratou o canal, podemos ter algumas opções:
      Você pode ter alguma lesão pregressa ao tratamento e isso pode levar algum tempo para regredir, e também pode desenvolver sintomatologia dolorosa.
      O canal pode não ter sido manipulado e descontaminado como deveria.
      O dente pode ter mais de um canal, o qual não foi tratado.
      O dente pode sim , ter canais secundários ( ramificações)
      Todos esses sinais podem desenvolver dor ! Penso que o colega cirurgião-dentista,especialista em canal poderia diagniosticar esses problemas.

      FOI FEITA UMA COROA.
      Precisaria saber se a coroa foi feita com ou sem núcleo, porém podem acontecer alguns problemas:
      Na hora do preparo do canal e do dente pode ter acontecido algum problema transoperatório como fratura, perfuração, alargamento, dentre outros.
      Nesses casos, a prótese depois de finalizada pode não ter ficado satisfatória.

      Como vê Núbia, são muitos os problemas.
      O melhor a fazer é consultar os colegas dentistas que fizeram o tratamento. Gostaria de orientá-la a diagnosticar uma fratura radicular.

      Mantenha-me em contato.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.
      O dente pode ter desenvolvido uma fratura radicular longitudinal.

  24. nicole says:

    olá doutor!!!
    fiz canal em um dente ,o primeiro molar, tem dois dias , mas estou sentindo umas dores tipo gastura, quando os outros dente triscam nele dá uma sensação que incomoda _ não sei explicar. ele ainda tá com o curativo não fiz ainda a restauração nele !!!
    isso é normal?

    obrigada !!

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Nicole,

      Observe por alguns dias esse sintoma doloroso.
      Quando se manipula o canal, pode desenvolver um processo inflamatório que regride com o passar dos dias.
      Caso não melhore , procure seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  25. fany says:

    Dr. dois dentes superiores apresentaram um risco bem próximo à raiz, e esse risco aumentou de profundidade, consigo colocar a unha na abertura e dói quando algo doce toca. Percebi há alguns dias que mais dois dentes estão começando a apresentar o mesmo risco, embora muito superficial. Do lado direito eu sinto sensibilidade quando tomo algo muito gelado. O que pode ser isso? Vou perder meus dentes?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Fany,

      Pelo seu relato parece que está desenvolvendo uma retração gengival e uma abfração. Essa segunda, é uma fratura do esmalte causada por uma má oclusão (encaixe dos dentes), assim como trauma de esvação e acúmulo de placa bacteriana.
      Consulte um dentista para o correto diagnóstico e plano de tratamento.
      Não é grave, mas pode ser intensificado.

      Obrigado pela pergunta,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  26. Milenna Luise says:

    Olá, então eu vou na dentista na segunda feira, marquei para fazer uma avaliação, meus dentes são certinhos porem os dentes de cima são separados e eu quero muito colocar aparelho para fecha-los, você sabe me dizer como é o processo? ex: eu vou chegar la e ela vai já colocar as borrachas? ou ela vai tirar um molde e na proxima consulta ela vai por as borrachas? ou não é necessario as borrachas nesse caso? obrigado desde jáa

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Milenna,

      A primeira consulta com o ortodontista serve para uma avaliação clínica e solicitação de documentação ortodôntica. É um conjunto de radiografias e planigrafias que tem como objetivo auxiliar no diganóstico do especialista.
      Depois que a documentação chega, o dentista faz o planejamento do caso, agenda uma nova consulta e inicia o tratamento. Cada um tem um planejamento diferente. A documentação demora de 7 a 10 dias.

      Obrigado pela pergunta e boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  27. Milenna Luise says:

    Olá, então eu vou na dentista na segunda feira, marquei para fazer uma avaliação, meus dentes são certinhos porem os dentes de cima são separados e eu quero muito colocar aparelho para fecha-los, você sabe me dizer como é o processo? ex: eu vou chegar la e ela vai já colocar as borrachas? ou ela vai tirar um molde e na proxima consulta ela vai por as borrachas? ou não é necessario as borrachas nesse caso? obrigado desde já

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Oi Milenna,

      A primeira consulta com o ortodontista serve para uma avaliação clínica e solicitação de documentação ortodôntica. É um conjunto de radiografias e planigrafias que tem como objetivo auxiliar no diganóstico do especialista.
      Depois que a documentação chega, o dentista faz o planejamento do caso, agenda uma nova consulta e inicia o tratamento. Cada um tem um planejamento diferente. A documentação demora de 7 a 10 dias.

      Obrigado pela pergunta e boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  28. Eduardo says:

    Dr faz mais de 1 mês e meio que retirei 4 dentes sisos,do lado esquerdo ocorreu tudo bem,mas do lado direito houve a necessidade do uso do motorzinho,pois um dente estava totalmente inclinado,após a sirurgia fiquei com um lado da língua dormente e apareceu umas bolinha tipo umas aftas na base da língua estou muito preocupado será que isso e normal obrigado pela atenção.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Eduardo,

      Na cirurgia de remoção do terceiro molar, principalmente inferior , os tecido são muito manipulados, afastados. Essa manipulação pode gerar algumas lesões aftosas, ulcerativas que causam sintomas de dor. Esses sintomas passam com o passar dos dias do pós operatório.
      Siga exatamento as orientações do pós, bem como prescrição.
      Sobre a língua, você pode ter desenvolvido uma parestesia parcial e temporária do nervo. Consulte seu dentista para diagnóstico correto e plano de tratamento.

      Um abraço,

      Ola Milenna,

      A primeira consulta com o ortodontista serve para uma avaliação clínica e solicitação de documentação ortodôntica. É um conjunto de radiografias e planigrafias que tem como objetivo auxiliar no diganóstico do especialista.
      Depois que a documentação chega, o dentista faz o planejamento do caso, agenda uma nova consulta e inicia o tratamento. Cada um tem um planejamento diferente. A documentação demora de 7 a 10 dias.

      Obrigado pela pergunta e boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Eduardo,

      Na cirurgia de remoção do terceiro molar, principalmente inferior , os tecido são muito manipulados, afastados. Essa manipulação pode gerar algumas lesões aftosas, ulcerativas que causam sintomas de dor. Esses sintomas passam com o passar dos dias do pós operatório.
      Siga exatamento as orientações do pós, bem como prescrição.
      Sobre a língua, você pode ter desenvolvido uma parestesia parcial e temporária do nervo. Consulte seu dentista para diagnóstico correto e plano de tratamento.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  29. Thatiane Espindola says:

    Ola doutor, faz 2 dias que estou com o céu da minha boca inchado, dolorido, parece que tem um monte de carroços no céu da boa, e é só do lado esquerdo do céu da boca, não consigo nem comer direito, meus dentes estão meio doloridos e sensiveis. O que pode ser?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Thatiane,

      Consulte um cirurgião-dentista com urgência.
      Você pode estar com uma doença periodontal, a qual desenvolve inflamações gengivais, perdas ósseas e infecções.
      Algum dente pode estar envolvido e associar outras doenças.
      Procure um dentista para o correto diganóstico e plano de tratamento.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

    • neusa says:

      olha estou com também com estes caroçinhos vc viu o que era?

      também estou muito preocupada

  30. Kleber says:

    Olá Doutor
    Gostaria de saber se preciso extrair meu siso, tenho 36 anos e acredito que se eles não me incomodaram até agora não preciso tirá-los, estou certo?
    Pelo fato de ter 36 anos, acho que eles ja cresceram tudo que tinha para crescer e não corro o risco deles empurrarem os outros, é isto mesmo?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Kleber,

      Consulte um cirurgião-dentista, especialista em ortodontia. Ele saberá responder a necessidade do uso de aparelhos e remoção dos 3o. molares, os quais podem interferir ou não no apinhamento dental.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  31. elba regina vieira lima says:

    Boa tarde. Estou preocupada com a minha gengiva está muito baixa e os meus dois dentes inferiores estou quase com a raiz esposta. O que devo fazer ?. Pois já estou nervosa. Preciso c/ urgencia de ajuda.

    • elba regina vieira lima says:

      Por gentileza coloque assim que puder minha resposta já fui em varios dentista em Jacobina mais não consequem solucionar o meu problema.

      • Dr. José Américo Bottino Junior says:

        Espero ter respondido em tempo de ajuda-la,

        Um abraço,

        Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

        • Rafaela says:

          Doutor me ajude por favor aranquei um dente de leite e ficou uma carninha vermelha pra tras eu tenho de ir ao dentista ou ela saira sozinha?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Elba,

      Caso você tenha uma retração gengival sem sensibilidade dolorosa o melhor a fazer é impedir a progressão da doença periodontal e aumento da retração.
      Se estiver com dor, peça para o dentista avalaiar a necessidade de desensibilizar ou fazer uma restauração.

      Leia os links :

      http://www.planosdesaudesenior.com.br/blog/o-que-e-periodontia/

      http://www.planosdesaudesenior.com.br/blog/periodontia-trauma-oclusal/

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  32. monica bido says:

    meu filho está com 6 anos e tem 2 dentes que estão começando a ficar moles.Se ele ficar mexendo para amolecer mais rápido, pode comprometer o que está por baixo e este vir a nascer torto?? obrigada

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Monica,

      O melhor a fazer é aguarda a esfoliação completo do dente sem força-lo. Pode machucar a gengiva do bebê.
      Procure um odontopediatra para orienta-la.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  33. thais says:

    olha eu fiz canal no meu ultimo dente inferior mais marquei pra restauração que vai ser na sexta e quebrou a metade do meu dente oque faço?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Thais,

      Aguarde a consulta para o correto diagnóstico. Esperamos que o dente não tenha fraturado o suficiente para ter que fazer maiores reabilitações (prótese) ou mesmo ter atingido a raíz. Nesse caso pode até perder o dente.
      Evite comer alimentos duros na região, dessa maneira evitar outras fraturas.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  34. Richard says:

    ola Dr eu coloquei aparelho dentario fixo a 3 semanas ai tem o anel o tubo que regula não sei se quebrou mais ele soltou sera que minha dentista vai cobrar para consertar ou colocar outro no lugar ?

    oque eu devo fazer levar para ela ver no dia da manuntenção ou eu posso jogar fora ?

    não me derão contrato para eu poder assinar minha irma foi em outro dentista ela ganhou contrato ..

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Richard,

      Provavelmente a dentista não irá cobrar o seu procedimento, mas vale lembrar que cada dentista tem seu modo de planejamento financeiro. Provavelmente você assinou um contrato de prestação de serviço, leia e siga-o.
      Aguarde a próxima manutenção e tire todas as dúvidas com seu dentista.

      obs: Na dúvida, embale com cuidado e leve para o dentista.
      obs2: Gostaria de orienta-lo melhor sobre conhecer o seu plano de tratamento. Peça maiores explicações técnicas e administrativas para seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  35. Isabelle says:

    Olá doutor!
    Bom, eu obturei um dente (não sei o nome rsrsrs é o que geralmente se coloca o “piercing”) e assim, eu nem sabia que essa carie existia pois não doia, a minha dentista falou que era só um pontinho, e eu consegui ver que era bem pequeno e preto próximo a gengiva, e na hora de restaurar doeu muito, no dia seguinte ele estava bem sensivel meesmooo, e eu sentia que a camada de resina estava fina, então fui lá denovo e ela passou outra camada, e continuou a dor, mas bem pouco, e essa dor aparecia algumas vezes… depois de uns 2 meses ela sumiu e agora só dói um pouquinho (bem pouco) quando eu aperto.
    Muitos falaram que é estranho e que ela não deve ter feito direito e que isso pode me trazer problemas no futuro, mas eu penso que como a carie estava perto da gengiva deve ser normal ficar mais sensivel… o que o Sr acha?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Isabelle,

      Esse tipo de restauração chamamos de Classe V, realmente por estar próxima ao cemento (camada celular que recobre a raiz) pode causar mais sintomatologia dolorosa. Essa camada celular fica mais próxima a polpa (canal) do dente e os impulsos nervosos estimulados por agentes externos ( quente, frio, mastigação, etc) chegam com mais facilidade aos receptores da dor.
      Fique tranquila esse sintoma pode melhorar com o tempo, obliterando os canalículos dentinários.
      Peça ajuda para seu dentista, ele poderá prescrever dentifrícios e bochechos que contenham substâncias estimulantes.

      Obrigado pela pergunta, boa sorte,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  36. Richard says:

    ola Dr eu tenho aparelho dentario fixo a 3 semanas e o tubo do dente de cima do lado direito quebrou oque eu devo fazer ?

    sera que minha dentista vai cobrar para consertar ou colocar outro no lugar ?

    • Richard says:

      tenho que levar tmb a parte que quebrou ao dentista ou eu posso jogar fora ?

      • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

        Richard,

        Na dúvida, embale com cuidado e leve para o dentista.

        Um abraço,

        Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Richard,

      Provavelmente a dentista não irá cobrar o seu procedimento, mas vale lembrar que cada dentista tem seu modo de planejamento financeiro. Provavelmente você assinou um contrato de prestação de serviço, leia e siga-o.
      Aguarde a próxima manutenção e tire todas as dúvidas com seu dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

      • Richard says:

        ola

        Dr. Jose Americo Bottino Junior

        não me derão contrato para eu poder assinar

        • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

          Richard,

          Gostaria de orienta-lo melhor sobre conhecer o seu plano de tratamento. Peça maiores explicações técnicas e administrativas para seu dentista.

          Um abraço,

          Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  37. Rosa says:

    Oie tenho 10 anos e meu dente canino esta arrancando ja soltou os nervinho mas tem uma parte dod dente agarrada e quando eu puxo doi muito oque fazer ?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Rosa,

      Você deve visitar um cirurgião-dentista para acompanhar essa esfoliação do canino. Peça para seus responsáveis acompanha-la ao dentista.
      Esse dentinho que está mole, aos poucos pode se soltar, não fique forçando para não machuca-la.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  38. anacelly says:

    dr.estou usando aparelho ha 7 meses meu dente era bem separado agora ela conseguiu juntar

    mais prendeu meu cordao do dente inciso central e criou uma bolinha de carne q ta doendo muito e a detista so vai poder mim atender proxima semana mais naao consigo comer nem falar o qqe faço?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Anacelly,

      Seu caso parece ser emergencial, fale com a secretária da dentista para encaixar um horário. Caso ela não esteja trabalhando é melhor consultar um atendimento de urgência ou 24 horas.
      Mantenha a região higienizada.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  39. vanessa says:

    Boa tarde Dr. tenho uma dúvida. Extrai os sisos inferior e superior esquerdo na quinta feira (06/09), inferior esta um pouco inchado,olhando pelo espelho eu vejo uma massa branca sobre a cavidade cirúrgica,estou higienizando com a escovação.enxaguante bucal e com a escova conica,mas a “massa ” não sai. Será que vai dar algum problema? ah! minha bochecha esta meio quente,t fazendo compressa a cada 3h. desde ja mto obrigada!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Vanessa,

      Pela sua descrição parece que está passando por um processo fisiológico natural de cicatrização. Toda cirurgia tem seu pós-cirúrgico e você deve seguir todas as recomendações do seu dentista, assim como as prescrições.
      Dor, inchaço, vermelhidão são sinais clinicos comuns em um pós cirúrgico, que deve sumir com o passar do tempo.
      A “massa” branca que relata pode ser o inicio do processo de cicatrização da gengiva.
      Consulte seu dentista !

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  40. everton says:

    meu dente esta furando a gengiva

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Everton ,

      Escreva mais detalhes sobre seu caso para conversarmos melhor !

      Fico aguardando,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  41. ivanesa says:

    Doutor bom dia!

    Fiz um canal no dente da frente parte superior depois do procedimento senti muita dor e nasceu uma pequena bolha de pus na minha gengiva , a dentista colocou aquela resina paara fechar o dente porem agora estou com uma sensibilidade horrivel nao consigo respirar isso é normal?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Ivanesa,

      O melhor a fazer, é visitar sua dentista para fazer uma nova avaliação do canal. Necessitará fazer uma nova radiografia e exame clínico para concluir seu diagnóstico.
      Sobre o fato de não conseguir respirar não é nada normal, é melhor procura-la ou então ver um serviõ de urgência médica.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  42. Sara Dias de Oliveira says:

    Oi, fiz uma obturação ha mais ou menos uns 3 anos, mas agora estou sentindo muita dor.
    Tem dias que quando escovo esse dente sinto uma dor tão profunda que parece que tem algo perfurando o me dente. O que faço? Por que será que isso acontece?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      ola Sara,

      Sua restauração pode ter sofrido uma infiltração bacteriana e desenvolvido lesão cariosa abaixo da restauração.
      Caso esteja profunda e perto da polpa dental (canal), pode desenvolver esses tipos de dores.
      Procure um dentista para fazer o correto diagnóstico, talvez tenha que remover a cárie e observar se não terá que tratar o canal.

      Boa sorte,

      Um abraço,
      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  43. Nelson says:

    Ola bom dia, ha cerca de uma semana e 2 dias fui arancar um dente da parte superior esquerda a seguir ao canino. Era ja uma raiz que tinha um quisto por baixo. O Medico dentista extraiu e cozeu, disse para toma azitromicna 500mg 3 comp e anti-inflamatorio! Passados 4 dias comecei com dore horriveis na zona de extracçao do dente, e mandou me tomar amoxici..+ acido calvulanico 1gr. Hoje ja e o quinto dia que estou tomando a amociciclina + ac clavula.. e ainda sinto a doer se nao tomar nimed!! è normal doer ainda?? qdo n doi sinto um formigueiro la dentro! Passando isto tudo ja passou uma semana e 2 dias que extrai o dente!!Obrigado

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Nelson ,

      Visite seu cirurgião-dentista para acompanhar o pós -operatório.
      Quando notamos que existe uma lesão no periápice do dente, ao remover o mesmo, a região deve ser bem manipulada para seccionar toda a lesão.
      Esse tipo de pós operatório pode ser mais doloroso.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  44. marcio says:

    Oi Dr. Bom, fui ao dentista a dois meses passados, fui restaurar um dente que estava com carie. Era no lado direito no ultimo dente de baixo da boca, o dentista queria tirar um pedaço da minha gengiva que iria incomodar na visão da restauração, mas eu não deixei. Ele disse que trabalho tranquilo e que nem era necessário tirar.
    Só que agora a gengiva ta em cima do meu dente, não sei se comi algo e magoou, mais isso é quase impossível porque eu só mastigo com o lado esquerdo..
    Enfim, é normal a gengiva inchar e ficar em cima do dente?
    Obrigado

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Marcio,

      Penso que deva seguir o planejamento do seu dentista. Provavelmente se ele disse que teria que remover um “pedaço” da gengiva ela deveria estar com a razão.
      A resposta para sua pergunta, é sim. A gengiva pode hiperplasiar e recobrir um ou outro dente. As causas principais são acúmulo de placa bacteriana e trauma.

      Consulte um cirurgião-dentista para ter outra opinião, dessa maneira pode se sentir mais seguro.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  45. criselia dantas says:

    ola dr meu marido extraio um dente ele teve que toma medicamentos fortes .
    ele esta com um incomodo pós u osso fico aparente .
    o medico falo que não tem problema e isso mesmo ?
    obrigado por tudo que faz por todos que necessita de sua ajuda .
    que deus ilumine toda a tua vida .

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Criselia,

      Geralmente após cirurgias de remoção de dente a cicatrização tecidual dá-se por segunda intenção. Os pontos são dados para manter o coágulo sanguíneo dentro da loja cirúrgica, pois é a partir dele que inicia-se o processo de cicatrização.
      Siga todas as orientações pós-cirúrgicas e medicamentosas.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  46. Priscila says:

    Olá Dr. meu dente ta doendo as vezes durante o dia. Quando eu tinha 9 anos ele teve carie e foi resturado (é o dente conhecido como dente de coelho) agora apos uns 10 anos essa restauração quebrou novamente e ficou um bom tempo aberto fiz uma nova restauração. hj estou com 21 anos e fiz uma viagem entrei num rio e agua estava muito fria. e esse dente começou a doer… Me ajuda por favor…

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Priscila,

      Você deve procurar um cirurgião-dentista de sua confiança ou indicado para fazer o correto diagnóstico e plano de tratamento.
      Geralmente essa dor de sensibilidade térmica pode estar ligada a extensão e profundidade da cavidade a qual foi restaurada. Quanto maior mais próximo do canal , e os impulsos nervosos ficam intensificados.
      A partir de um exame clínico e radiográfico , o colega dentista, diagnosticará a necessidade de se tratar o canal ou fazer um acompanhamento trimestral, ou a critério do profissional.

      Obrigado pela pergunta, um baraço e boa sorte,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  47. Jorge says:

    Oi, o meu caso e que coloquei aparelho, no dia que coloquei a dentista deixou cai cola na ponta do dente da frente ai ela caiu e tipo ficou aquela parte sencivel na ponta nem posso passar a lingua que doi muito quero saber oque aconteceu pois ele não era assim des de já agredeço muiito.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Jorge,

      Infelizmente não consigo ser preciso na sua dúvida, pois necessitaria fazer um exame clínico e radiográfico para dar algum diagnóstico.
      Será que realmente foi apenas uma resina que quebrou? Para você ter sintomatologia pode-se pensar em pequena fratura do esmalte dental.
      Procure a sua dentista, dessa maneira terá uma resposta mais adequada , assim como um suposto tratamento.

      Um abraço, boa sorte,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  48. tamirys says:

    olá, doutor! Tenho um problema estético nos meus tentes, eles muito me incomodam, por esse motivo resolvi procurar um cirurgião dentista afim de que ele resolvesse esse meu problema. Após alguns exames foi detectado que eu tenho dentes extra numerários. Ele (dentista) me informou que não poderia estar inserindo o aparelho dentário pois precisava extrair os dentes que lá estavam. Ai eu lhe pergunto, é correto esse procedimento, doutor? eu não posso mesmo por o aparelho sem antes tirar os outros dentes?
    desde já agradeço.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Tamirys,

      Caso os dentes supranumerários estejam em posições desfavoráveis para a movimentação dental, o uso do aparelho é contra-indicado sem antes a remoção dos mesmos, do contrário dependendo da sua documentação ortodôntica o ortodontista pode iniciar o tratamento.
      São muitas as variáveis que impedem ou indicam a uso de aparelhos ortodonticos. Gostaria de orienta-la a visitar mais de um cirurgião-dentista para ter opiniões diversas para que tire suas dúvidas e fica mais segura sobre o tratamento.

      Boa sorte, e obrigado pelo pergunta,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  49. thabata says:

    oi eu arranquei o dente 46 e o dentista não deu ponto, quero saber se isso é normal.
    sem os pontos a cavidade demora mais a cicatrizar?
    e em quanto tempo a cicatrização ocorre?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Thabata,

      Geralmente é necessário dar os pontos.
      O objetivo principal da sutura é manter o coágulo sanguíneo dentro da loja cirúrgica, pois é a partir dele que inicia-se a cicatrização.
      A completa cicatrização dá-se de 30 a 45 dias.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  50. Cristina says:

    Ola.olha arranquei meu dente siso de cima e depois q tirei os pontos vi q o osso tava um pedacinho para fora meu dentista fez raspagem mas agora depois de 2 meses sento dor o q pod ser

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Cristina,

      Seu caso não parece comum. Não tenho dados suficientes para dar-te alguma sugestão de diagnóstico.
      Procure outras sugestões, visita outros dentistas. Dessa maneira poderão fazer análise clínica e radiográfica e sugerir um tratamento.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  51. fernanda says:

    olá doutor!!!
    Meu dente esta escuro se eu fizer canal ele vai voltar a ficar branco como os outros?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Fernanda,

      Creio que não será o tratamento de canal que deixará seu dente mais claro ou mais escuro.
      Procure um cirurgião-dentista para fazer o correto diagnóstico desse escurecimento da coroa do seu dente e futuro tratamento de saúde e estético.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  52. susy says:

    Olá doutor eu usei um aparelho durante 4 anos e agora estou usando contenção só que um dos meus dentes ta saindo do lugar o que posso faser ?? Vo uter que colocar aparelho de novo pra ele fica certinho de novo…

  53. Grasiela says:

    Bom dia Doutor! Fiz canal no meu dente, faz 5 dias, desde o dia que eu fiz, sinto dores, voltei la, ele tirou um raio x, disse que meu canal esta perfeito, que estou com trauma,no raio x saiu abaixo do meu dente, manchas, onde me falou q é trauma, pois ele deixou a massinha um pouco alta, acabou machucando, mas estou tomando spedufen 600, dai a dor passa, mas sinto meu dente dolorido, eu ja tinha feito 3 canal, e nunca senti dor……isso acontece mesmo?? trauma? demora pra sarar??? o que vc me diz. Obrigada poriquanto

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Grasiela,

      Talvez você esteja com alguma lesão no periápice da raíz , e quando o canal é manipulado pode desenvolver sintomas de dor.
      A lesão demora a regredir e nesse meio tempo os sintomas de dor podem persistir.
      Faça o acompanhamento com seu dentista, ou caso sinta-se mais segura procure outras opiniões.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  54. Oi DR , entao vamos lá . eu tenho um dente mole ,tenho 16 anos faço 17 em janeiro e meu dente de ” Vampiro” ta mole ,quase caindo , será que posso rancar ele ? irá nascer outro ?

    queria saber isso ae se tem como me responder isso , to muito preucupado com meu dente !

    Obg .!

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Jhonatan,

      Visite um cirurgião-dentista com algum de seus responsáveis para fazer um correto diagnóstico sobre seus dentes.
      Esse seu dente que apresenta mobilidade tem que ser diagnosticado como um dente de leite, supranumerário, ou permanente. Não necessariamente erupcionará outro.

      Visite um dentista,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  55. fatima says:

    de vez em quando eu fico com o ceu da boca e parte da gengiva inchada e doendo fica dificio ate de mastigar o que pode ser isso?

  56. simone says:

    dr eu restaurei o ultimo dente de cima , mas metade ficou normal, e ele deixou partes marrom nas cavidades. isso e normal. ou ele deixou cárie la ?? obs o dente nao doi

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Simone,

      Geralmente após a remoção da lesão de cárie o tecido dental remanescente chamamos de dentina esclerosada. É um tecido duro e escuro, reacional à cárie, mas não é.
      O dente é reabilitado com restaurações diretas, indiretas ou próteses sobre esse tecido.
      Confie em seu cirurgião-dentista e não fique receosa de tirar suas dúvidas.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  57. lorena says:

    Dr. coloquei o anel no dente com 21 dias sentir um deles um pouco solto, fui mexer e acabei tirando, quando eu vi tava com um odor insuportavel e cheio de residuos de comida, fiquei assustada e tirei o outro tambem para escovar melhor, so que um conseguir colocar certo e o outro ficou errado quando eu fui comer um caiu e acabei amassando, por favor me fale o que devo fazer daqui a 6 dias eu vou fazer a manutençao, eu levo o ferrinho ? ele vai cobrar para colocar outro? e esses residuos de comida é normal? seria possivel nao usar este anel ? por favor me explique estou confusa.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Lorena,

      Chamamo esse anel de “banda”, ele serve como ancoragem em alguns casos e tem a necessidade de coloca-lo.
      Ele é feito sob medida e cimentado com ionômero. Muitas vezes fica subgengival e pode acumular resíduos alimentares , os quais não consegue higienizar. Somado a ação bacteriana desencadeiam odores.
      Tente não manipular, guarde a peças e deixe que o profissional faça o trabalho. Você pode se machucar,piorando a situação.
      Sua função principal é a higiene.
      Pergunte para sua dentista se realmente necessita usar a “banda”, caso positivo tente higienizar o melhor que puder. Quanto ao custo do procedimento,depende de cada profissional.

      Boa sorte, e agradeço a pergunta,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  58. Ana Santos says:

    Ola Dr. Estou aqui com um amigo que foi ao dentista e o msm sugeriu que meu amigo extraisse o dente siso (que seria melhor, que ele poderia extrair depois msm..). Entao o dentista extraiu este dente, porem, o dente extraido saiu grudado com um pedaço do maxilar, de aproximadamente [ou mais] 3cm, e ainda ficou um pedaço da raiz do dente sem ser extraido.
    Que tipos de complicaçoes esse procedimento podera acarretar?
    É normal ocorrer isso? [o proprio medico disse que era normal]
    Este meu amigo extraiu o dente e a regiao ficou sangrando durante uns 3/4 dias apos a operaçao.

    Obrigada! Abraços

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Ana,

      Gostaria de saber exatamente qual foi o dente, região superior ou inferior ?
      De qualquer forma,toda cirurgia de remoção do terceio molar pode ser mais complexa. Necessita sempre de um bom planejamento ainda sim podem acontecer intercorrências durante o transcirúrgico.
      Posso dizer que a remoção de tecido ósseo é comum e normal durante esse tipo de cirurgia se planejado. Caso não tenha sido planejado, pode acontecer de fraturar um pedaço de osso junto com o dente residual ( é comum, mas não normal), mas as complicações podem ser mínimas, talvez o processo de cicatrização um pouco mais demorado.
      No caso de parte da raíz ter ficado na cirurgia também é comum, pode acontecer do prórpio organismo expulsar a raíz residual , bem como ficar estabilizado no local, porém deverá ser acompanhado por radiografias periodicamente.
      Oriente seu amigo a conversar e tirar todas as dúvidas com o dentista dele, seguir todas as recomendações pós-operatórias e prescrições.

      Boa sorte , obrigado pela pergunta,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  59. wanessa bottoni says:

    olá doutor tenho 11 anos , guando eu estava na escola , destraida coloquei minha unha em meu dente e sem quer uma colega minha esbarrou em mim e fes com que um pedacinho da minha gengiva caisse. a gengiva nascera de novo doutor?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Wanessa,

      Provavelmente sua gengiva passou por um trauma físico e deverá passar um processo de cicatrização e regeneração podendo sofrer algumas pequenas sequelas.
      Consulte um ciorurgião-dentista para acompanhar todo esse processo.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  60. wanessa bottoni says:

    sem querer eu estava com a unha na boca e uma menina esbarrou em mim e u8m pedacinho da minha gengiva caiu . a gengiva cresce de novo?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Oi Wanessa,

      Provavelmente sua gengiva passou por um trauma físico e deverá passar um processo de cicatrização e regeneração podendo sofrer algumas pequenas sequelas.
      Consulte um ciorurgião-dentista para acompanhar todo esse processo.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  61. kelve silva says:

    ola doutor tenho 19 anos e tenho um dente que furou e a gengiva acabou crescendo e acabou tapando o buraco no dente o senhor acha que e caso de uma se-rugia mais seria ou vai ser so uma extração normal

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Kelve,

      Seu caso pode ser um pólipo pulpar que cresceu dentro do dente, não necessariamente gengiva,mas tecido pulpar. Claro que pode ser uma hiperplasia gengival.
      Nos dois casos terá que remover esse conteúdo para tratar o dente, ou canal ou remoção do mesmo.
      Procure um cirurgião-dentista para fazer o correto diagnóstico e plano de tratamento.

      Boa sorte e obrigado pela pergunta,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  62. Leticia says:

    Doutor,

    Fiz uma cirurgia de extração do 3° molar (incluso), durante a semana percebi que o ponto abriu, pois dava para ver o “buraco”. Realmente quando fui ao dentista, ele retirou com facilidade o ponto e ficou um buraco enorme, parece até que descolou a carne da gengiva, também estou com uma afta que está causando sensibilidade no dente ao beber coisas geladas. E o dentista apenas colocou um remédio para cicatrizar em uma esponja que ficou durante algumas horas na minha boca. E agora não sei o que usar, pois dói bastante a minha boca, chega até a doer o ouvido. É verdade que água morna e sal ajuda a cicatrizar?

    Me oriente por favor!

    Obrigada!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Leticia,

      Manteha o local da cirurgia higienizado e procure seguir as recomendações pós cirúrgica do seu cirurgião-dentista.
      Sua função de deixar higinizado tem o objetivo de impedir a progressão de bactérias e deflagrar um processo de infecção.
      Não use nenhum produto sem a recomendação médica-odontológica.
      Quando é feita um cirurgia de remoção do terceiro molar a loja cirúrgica fica grande e a cicatrização é lenta , chamamos de segunda intenção, Seus sintomas dolorosas e de sensibilidade passarão com o tempo.

      Boa sorte, tenha um pouco de paciência.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  63. Alessandra says:

    Olá, Doutor.
    Obturei um dente há mais ou menos uns 15 anos atrás. Só que agora, depois destes anos todos, ele está doendo. Não é aquela dor terrível, mas sim uma dorzinha chata que fica encomodando, é bem desconfortável. O que pode ser? Obrigada!

  64. Gabrielle says:

    Bom dia, doutor.
    Há cerca de um mês fui até um consultório, pois havia algum tempo que já não ia, lá me disseram que eu havia algumas cáries, mas todas bem pequenas, em 4 dentes superiores, 2 em cada lado da boca. Fui fazer o tratamento, as obturações, todas feitas em um único dia.
    Chegando em casa, não conseguia morder em um dos dentes, sentia um incomodo nele, que ficou durante uma semana e depois parou, mantendo-se apenas o desconforto ao mastigar alimentos mais duros em cima dele, voltei ao dentista, passando por outro dentista, do mesmo consultório. Disse em relação a esse incômodo e a uma dorzinha ao comer doce do outro lado da boa, no mesmo lugar que teria sido “tratado”. Ele afirmou que não havia nada demais e que esse dolorido era normal, pois a carie desse dente poderia estar um pouco mais profunda.
    Ok, passado mais de um mês que, continuo sentindo a pressão nesse dente quando mastigo alimentos mais sólidos em cima, a sensibilidade ao doce do outro dente “tratado” continua também e agora há uns 4 dias, comecei a sentir sensibilidade ao gelado em um 3 dente tratado, além de não estar conseguindo morder em cima, pois sinto também uma pressão, como no primeiro dente, porém mais intensa.
    O que pode estar acontecendo? Isso é o sintoma de um tratamento mal efetuado? Um creme dental para sensibilidade ajudaria na sensibilidade ao gelado? É caso de canal?
    Desde já obrigada, aguardo sua resposta, estou preocupada.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Gabrielle,

      Quando efetuamos uma remoção de tecido cariado, a cavidade pode realmente ficar mais profunda, mais perto da polpa dental (canal) e dependendo do material restaurador (hoje mais usado; resina), pode causar-lhe sensibilidade transitória.
      Essa sensibilidade pode ser devido a profundidade da restauração somado ao fator de contração de polimerização da resina, ou seja, quando a resina é incrementada na cavidade da cárie ela é coloca na forma pastosa, ao colocar a luz (foto), e fica endurecida (polimerizada), com o passar do tempo ( dias ou meses), ocorre uma contração desse material , fazendo com que deflagre sensibilidades dolorosas.
      Outro fator pode ser o contato prematuro. Algumas das restaurações pode ter ficado “alta”, como se diz popularmente, dessa maneira também pode causar pequenas dores.
      Caso a restauração tenha ficado muito profunda, existe a possibilidade de exames clínicos e radiográficos para acompanhar a evolução e até fazer tratamento de canal.
      Como você disse que todas foram feitas na mesma consulta, não acredito em tanta profundidade.
      Consulte outro dentista, faça uma nova avaliação para sentir-se mais segura.
      Nenhuma pasta de dente poderá ajuda-la caso seu caso tenha sido sobre restaurações. Dentifrícios são usados para sensibilidade dentinária em raízes expostas.

      Obrigado pela pergunta, boa sorte,

      Ola Ana,

      Gostaria de orienta-la a procurar um cirurgião-dentista, especialista em ortodontia e odontopediatria. Peça para seus representantes legais te encaminharem a um desses dentistas que citei acima.
      Você está em estágio de transição da dentição de leite e permanente, seu caso deve ser bem planejado para que se chegue no sucesso do tratamento.

      Obrigado pela pergunta,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  65. pri says:

    Ola doutor fiz uma obturação ja faz uns 7 anos , ai fui a dentista e ela viu que estava cheio de pontinho pretos en volta da obturação ela falou q eu deveria trocar mas qnd fui nao deu $ . então ela falou q ia fazer uma limpeza e iria sumir . De fato sumiu mas de pois de 8 meses voltou tudo mas ficou pior esta muito preto e . e agora sera q da para espera um pouco ou tenho q fazer urgente ..

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Oi Pri,

      Pense em voltar na sua cirurgiã-dentista para que ela faça o diagnóstico do seu dente.
      Podemos estar a frente de pigmentações ou então restaurações infiltradas com lesões de cárie.
      Procure o quanto antes, para que não evolua para situações mais graves.

      Um abraço,

      Ola Ana,

      Gostaria de orienta-la a procurar um cirurgião-dentista, especialista em ortodontia e odontopediatria. Peça para seus representantes legais te encaminharem a um desses dentistas que citei acima.
      Você está em estágio de transição da dentição de leite e permanente, seu caso deve ser bem planejado para que se chegue no sucesso do tratamento.

      Obrigado pela pergunta,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  66. mayara says:

    Olá doutor. Eu estou sentindo como se 2 dos meus dentes de cima estivessem mexendo toda vez em que como alguma coisa mais dura. Estou assim há 5 dias. O que pode ser? Obrigada

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Mayara,

      Visite um cirurgião-dentista assim que puder.
      Você necessita de um exame clínico e radiográfico para fechar esse diagnóstico, não consigo ajuda-la à distância.
      Podemos estar a frente de uma série de coisas, principalmente de uma doença periodontal que pode leva-la a perder o elemento dental.

      Não perca mais tempo, consulte um dentista.

      Obrigado e boa sorte,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  67. olá tenho 10 anos posso colocar aparelho nos dentes? mas estou com dois dentes moles um do lado direito e outro do lado esquerdo

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Oi Ana,

      Gostaria de orienta-la a procurar um cirurgião-dentista, especialista em ortodontia e odontopediatria. Peça para seus representantes legais te encaminharem a um desses dentistas que citei acima.
      Você está em estágio de transição da dentição de leite e permanente, seu caso deve ser bem planejado para que se chegue no sucesso do tratamento.

      Obrigado pela pergunta,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  68. olá, eu tenho 10 anos eu posso colocar aparelho nos dentes com dois dentes moles um do lado esquerdo e do direito?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Ana,

      Gostaria de orienta-la a procurar um cirurgião-dentista, especialista em ortodontia e odontopediatria. Peça para seus representantes legais te encaminharem a um desses dentistas que citei acima.
      Você está em estágio de transição da dentição de leite e permanente, seu caso deve ser bem planejado para que se chegue no sucesso do tratamento.

      Obrigado pela pergunta,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  69. vanessa says:

    BOA TARDE!!!
    tENHO 35 ANOS. mEU ÚLTIMO DENTA LÁ NO FINAL, ESTÁ COM UMA SENSIBILIDADE MUITO GRANDE, DÓI MUITO. DENTISTA DISSE UE A RESTAURAÇÃO ESTÁ MUITO PROFUNDA, PRECISA TROCAR MAS NÃO APRESENTA CÁRIE, ESTOU COM MUITA DOR,O QUE FAÇO

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Vanessa,

      Você deve consultar um cirurgião-dentista para que através do diagnóstico clínico e radiográfico consiga planejar seu caso.
      Se o dentista diagnosticou realmente que a restauração é extensa, pode ser que esteja com infiltração, levando a um processo carioso abaixo da restauração. Caso esteja realmente muito profunda, atingirá o canal fazendo com que tenha dor e sensibilidade.
      O tratamento para isso, é a remoção da restauração e tecido cariado. Caso não chegue até a polpa dental, é só fazer a restauração, do contrário terá que tratar o canal.
      Visite seu dentista, confie em seu diagnóstico e faça o tratamento.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  70. Cristiano says:

    Dr Bom dia!

    Retirei meu aparelho fixo ontem, só que até não consigo usar o aparelho movel na parte superior, pois o plastico oculpa o céu da boca me causando ansia de vomito a toda hora, pode ser algum defeito na fabricação do aparelho, ou tem alguma dica para me ajudar?

    Obrigado

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Cristiano,

      O melhor a fazer é visitar seu dentista ortodontista para que ele faça um ajuste no seu aparelho.
      Muitas vezes a peça do palato (céu da boca) está sobre estendida, invadindo dessa maneira a parte mole do palato. A partir desse local que que deflagra a sensibilidade e estímulo da ânsia de vômito.
      Geralmente o dentista faz um ajuste, desgastando essa parte, dando conforto para quem usa o aparelho.
      Essa é uma opção, pode ser que seu aparelho não dê essa oportunidade de ajuste. Por essa razão oriento a marcar uma consulta com seu dentista.

      Obrigado pela pergunta,
      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  71. Bruna says:

    No meu dente da frente encima os dois grandes , nasceu um burrado que e no canto do outro , quero sabe o que eu tenho que fazer tenho medo de eu ficar sem dente na frente

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Bruna,

      Realmente não consegui entender a seu queixa.
      Pode parecer uma cárie se for no dente, ou algum abcesso se for na gengiva.
      Não posso ajuda-la com poucas informações.
      Procure o mais rápido possível um cirurgião-dentista, para fazer o diagnóstico clínico e radiografico. Dessa maneira poderá fazer um planejamento para seu caso.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  72. Cristina says:

    Boa Noite, Doutor.
    Acabei um tratamento dentário, vários dentes. A dentista disse que as restaurações eram muito grandes, mas disse que nenhum dente precisou fazer tratamento de canal. Os dentes estão doloridos, ela me disse que seria por que talvez estivessem meio altos, ela deu uma ajustada. Minha dúvida é restaurações muito grandes, não tem que tratar o canal??

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Cristina,

      O tratamento de canal só é efetuado quando a lesão de cárie, fratura ou trauma de coroa, invade o tecido pulpar (canal).
      Quando essas lesões são extensas, geralmente são feitas proteções nas entradas dos canais e realizada as restaurações. As reabilitações com resina podem causar sensibilidade temporária devido a contração do material usado na restauração, que com o tempo se estabiliza.
      Caso sua dor continue por muito tempo ou intensifique é melhor visitar deu dentista para uma nova avaliação.

      Tenha um pouco de paciência e observe a evolução.

      Obrigado pela pergunta,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  73. yhasmine says:

    Doutor eu uso aparelho ortodôntico fixo a 9 meses e queria tira-lo para realizar meu book de 15 anos.Gostaria de saber se o tirasse para fazer as fotos, os meus dentes voltariam a ser como eram antes?
    Obs: Mas apos fazer as fotos colocaria-o novamente.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Yhasmine,

      Pergunta difícil de ser respondida.
      O tratamento ortodôntico pode ser mais sério do que imagina. O fio que passa entre os braquetes, faz uma força para a movimentação dos dentes , a qual implica remodelação óssea.
      O fato de remover pode gerar danos irreversíveis ao seu tratamento. Além disso, ao remover os braquetes terá que fazer uma profilaxia e remoção da resina a qual os prende nos dentes, podendo gerar desgaste no esmalte dos dentes.
      Quem deve avaliar isso, é seu cirurgião-dentista ortodontista, que é responsável pelo planejamento. Muitas vezes o caso não está tão adiantado, e ele , poderá aceitar seu pedido, desde que se responsabilize. Assim mesmo seu representante legal deverá assinar um termo de responsabilidade.
      Procure seu ortodontista,

      Obrigado pela pergunta, e parabens pelos 15 anos.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  74. Sandra says:

    Doutor arranquei dois sisos ontem, um superior e um inferior e ainda não estou conseguindo abrir a boca, só um espaço de dois dedos. Tá dificultando a higienização. Isso é normal?

    • Sandra says:

      Ah e a linha dos pontos tava presa ao longo da gengiva e agora soltou uma parte. Mas não está sangrando. Posso deixar assim?

      • Dr. José Américo Bottino Junior says:

        Sandra,

        A sutura serve para manter o coágulo sanguíneo dentro do local da cirurgia, pois a partir daí inicia-se o processo de cicatriação.
        Devem ter sido efetuados alguns pontos, o fato de soltar um ou outro não implicará em futuros problemas.

        Um forte abraço,

        Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Sandra,

      Após ter ficado de boca bem aberta por um período, pode desencadear uma fadiga muscular, a qual chamamos de trismo. Essa fadiga impede a abertura total da boca. Por volta de 3 a 5 dias tudo voltará ao normal.
      Siga as orientações pós-operatórias e a prescrição do seu dentista.
      Evite forçar e falar muito.

      Paciência, um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  75. Sandra says:

    Fiz canal do meu siso mas o dentista não fechou e ele estragou todo , caiu o dente inteiro só ficou a raiz e agora como e feito para retirar a raiz obs: ele não doi porque acho que a raiz estava morta , por favor me responda estou com medo .

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Sandra,

      Caso seu dente ainda tenha suporte coronário, consegue-se fazer uma restauração direta no consultório. Se o seu dente está somente com a raíz, deverá fazer uma reabilitação protética.
      Procure seu cirurgião-dentista de confiança para fazer o diagnóstico clínico e plano de tratamento para seu caso. Existe ainda a possibilidade e ter perdido o dente infelizmente, e ter que remove-lo.
      Procure seu dentista o quanto antes.

      Um abraço, boa sorte,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  76. edjane maria da silva says:

    eu coloquei aparelho e com um ano fiquei gravida,e atrasei a as visitas ao dentista quando fui os donos tinham se separado,e não queriam fazer mas a minha manutenção e maioria das placas cairão, por causa dos dentes passando na arcada superior e inferior já quebrou alguns dentes, posso colocar o aparelho novamente e corrigir esses dentes,antes fazendo uma limpeza e extraindo alguns dentes que quebrarão.observação faz 5 anos que esta atrasado.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Edjane,

      O mais importante é você saber da importância de um tratamento ortodôntico. Muitas vezes as pessoas acham que não é tão sério, porém esse tipo de planejamento na odontologia pode acarretar sérios danos.
      Quando se coloca um aparelho, o objetivo principal é a movimentação dental, porém para que isso aconteça, existe um processo de remodelação óssea, o que é muito sério.
      Quando um paciente fica sem manutenção durante meses ou anos, toda a estrutura óssea pode ter sido prejudicada pela força e pelo acúmulo de placa bacteriana. Devo lembrar que uma vez perdido esse osso, não voltará mais.
      Talvez não seja tão simples remover o que está em você e iniciar um novo aparelho. Você deverá passar por outra análise clínica e radiográfica para um futuro planejamento.
      Caso tenha existido reabsorção óssea generalizada, o uso do aparelho está contra-indicado, mas somente um cirurgião-dentista, capacitado e especialista em ortodontia poderá fazer esse diagnóstico.

      Sugiro leituras dos links abaixo:

      http://www.planosdesaudesenior.com.br/blog/o-que-e-periodontia/

      http://www.planosdesaudesenior.com.br/blog/periodontia-ortodontia/

      Um abraço e boa sorte,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  77. Sergio says:

    Doutor, bom dia.

    Extrai o siso 38 no dia 24/08 e notei que tinha um pedaço de osso exposto na lateral interna da gengiva, que incomoda muito a língua ao comer e falar. Retornei no dia 27/08 e o dentista nivelou o osso (tirou a ponta) e falou que a gengiva deve encobrir o local .é verdade? Hoje, 30/08, não notei nenhuma melhora e a área ao redor do osso está bastante sensível. A gengiva vai realmente cobrir o osso? O que posso fazer para melhorar?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Olá Sérgio,

      Chamamos isso de espícula óssea. Algumas vezes quando são feitas cirurgias orais um pouco mais extensas , fragmentos ósseos podem aparecer. Em um segundo tempo cirúrgico, como seu dentista realizou é feita a remoção, remodelação óssea.
      Fique tranquilo, a gengiva fará a cicatrização no local, porém tenha paciência pois o processo de cicatrização é lento, de 30 a 45 dias.
      Mantenha o local higienizado , siga as recomendações pós-operatórias e prescrições do seu cirurgião-dentista.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

      • Sergio says:

        Doutor, bom dia.

        Hoje é o 41º dia pós cirurgia, e apesar de lenta, a regeneração da gengiva, está a pleno vapor. Praticamente 100%. Obrigado pelo retorno e desculpe pelo atraso no retorno. Sds.

  78. jessica says:

    Ola Dr. é o seguinte eu tenho uma bebe de 11meses e nasceu dois dentinhos nela, mais o seguinte é que os dentinho nasceram tortinhos é normal?
    a e outro dentinho esta nascendo mais esta muito afastado dos dois dentinhos.
    Os dentinhos são em baixo.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Jessica,

      Você pode leva-la a uma odontopediatra para tirar suas dúvidas sobre a sequência de erupção dos dentes de leite e seguir as recomendações.
      O que posso adiantar, é que nessa fase não tem o que se fazer, e nem dizer o correto ou incorreto. Existe um sequência estudada de erupção, porém as variações são praticamente individuais de cada indivíduo. Nessa fase não tem o que se fazer clinicamente.
      O mais importante no momento é sua dedicação perante a higienização dos dentes. Faça a higiene bucal todas as vezes que a bebê se alimentar ou mamar. Use escovas macias, de cabeça pequena, pode até ser sem pasta. Caso use, coloque pouca e compre sem flúor.
      Não deixe a bebê dormir sem fazer a higiene bucal. Pode acarretar em cáries rampantes ou de mamadeira. São lesões graves.

      De qualquer forma visite uma odontopediatra.

      Um abraço, parabéns pela bebê.

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  79. Richard says:

    ai eu escovo meus dentes 4 vezes ao dia depois de tomar cafe da manha almoço cafe da tarde e jantar mais eu to vendo que em alguns dentes ta ficando com um negocio preto não sei mais eu acho que é tartaro tem como evitar isso ou so indo no meu dentista obrigado..

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Richard,

      Você deve consultar um cirurgião-dentista para fazer o exame clínico e radiográfico da sua saúde bucal. Com esses dados planejará seu tratamento.
      Esse escurecimento pode ser cálculo ou cárie, por essa razão é importante a visita ao cirurgião-dentista. Lembrando que devemos ir ao dentista 2 vezes ao ano , no mínimo.
      Peça orientação ao dentista para evitar acúmulo de placa bacteriana e lesões de cárie. Isso depois que fizer o tratamento que necessita.

      Obrigado pela pergunta e boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  80. Leticia Ferreira says:

    Doutor,

    Fiz uma extração do dente do siso e o dentista machucou bastante minha boca. Ele disse que teve que tirar um pedaço de osso. Minha boca dói bastante, fica repuxando, mal consigo comer. Tenho medo de quando for tirar os pontos machucar ainda mais, já que a região está bastante delicada. Também fiquei com um buraquinho na gengiva quando extrai outro dente, será que ele fecha com o tempo?

    Obrigada!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Letícia,

      Fique tranquila, geralmente as cirurgias de remoção dos 3o. molares são mais traumáticas que desenvolvem mais sintomatologias dolorosas. |Siga todas as orientações pós-operatórias, recomendações e prescrição do dentista.
      Sobre a cicatrização, é lenta e pode demorar até 90 dias para completa cicatrização tecidual.

      Obrigado pela pergunta, um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  81. mayara says:

    Olá..A uns três mesesatrás tirei doi siso o de cima e do baixo do lado esquerdo mas fui escovar os dentes e os meu dois dentes da frente o incisivel central caiu tipo uma cola de aparelho e acabei de de descobrir que eu tenho uma grande folga entre esses dois tentes.Gostaria de saber se essa folga tem a ver quando eu tirei o siso pq antes não aparecia.
    Obrigada.

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Mayara,

      Geralmente a remoção do 3o.molar, não acarreta um apinhamento ou um espaçamento entre esses dentes anteriores.
      Na verdade você deve consultar um dentista ortodontista para rever seu planejamento anterior e quem sabe um novo plano de tratamento.

      Obrigado pela pergunta,

      Um abraço,
      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  82. weslley says:

    ola dr tenho 14 anos e estou usando aparelho tem 5 anos e a minha dentista colocou anel no dente um do lado do outro e esta doendo muito ja perguntei pra ela se e pra doer ela disse que tenho que escova ,mais eu escovo toda ora e continua doendo ,não consigo mais comer do lado esquerdo porque so a comida toca doi ,queria saber se tem algum remedio caseiro que possa ameniza a dor .obrigado !

    • weslley says:

      aparelho 5 meses

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Weslley,

      Esse anel chama-se Banda. Visite a dentista para que ela observe se a banda não está traumatizando sua gengiva. É comum esse tipo de queixa, mas não é normal.

      Boa sorte,

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  83. Mayara says:

    tenho uma carie no meu dente da frente como faço para tirar essa carie ?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Mayara,

      Infelizmente você sozinha não poder[á resolver se realmente seu dente estiver cariado. Será necessário consultar um profissional cirurgião-dentista para que faça o diagnóstico da sua cárie e plano de tratamento.
      O tratamento geralmente é a remoção do tecido cariado e restauração, a qual pode ser feita de diversas maneiras e com vários tipos de materiais.

      Procure um cirurgião-dentista de sua confiança.

      Um abraço,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  84. Maria says:

    Olá, Doutor! Ontem à noite, levei uma pancada no dente da frente (superior) que, inclusive, já foi feito um canal. Na hora não senti dor, mas hoje acordei com o dente com um pouco de dor e levemente mole, daí me lembrei da pancada. O que devo fazer para que o dente não escureça? Devo colocar compressa fria ou quente? Por favor, me aconselhe o mais breve possível! Obrigada!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Maria,

      Penso que o dente não irá escurecer pelo fato de ter tratamento de canal. O escurecimento da-se pelo extravasamento sanguíneo pelo longo eixo do dente e coroa. Como seu canal está tratado, só se houver um algo da parte gengival.
      Consulte um cirurgião-dentista para examina-la, efetuar uma radiografia. Dessa maneira poderá diagnosticar fraturas, lesões e acompanhar a evolução do seu caso.
      Não deixe de ir, isso pode ser definitivo para que seu dente tenha um bom prognóstico,ou seja , um bom futuro, após o trauma.

      Um abraço e grato pelo pergunta,

      Dr. Jose Americo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  85. Milena says:

    Olá. Eu tenho 13 anos e meus dentes do siso estão nascendo. é normal ?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Milena,

      Não é comum os 3o. molares erupcionarem com essa idade, mas pode acontecer.
      Gostaria de orienta-la a pedir para seus responsáveis legais te levarem a um cirurgião-dentista, odontopediatra para fazer o diagnóstico e acompanhamento da sua dentição mista para permanente.

      Boa sorte, um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  86. Milena says:

    Olá. eu tenho 13 anos anos e o dente do siso está nascendo e só está nascendo de um lado. É normal dente do siso nascer com essa idade ?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Oi Milena,

      Não é comum os 3o. molares erupcionarem com essa idade, mas pode acontecer.
      Gostaria de orienta-la a pedir para seus responsáveis legais te levarem a um cirurgião-dentista, odontopediatra para fazer o diagnóstico e acompanhamento da sua dentição mista para permanente.

      Boa sorte, um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  87. dressa says:

    olá doutor, já algum tempo fui ao dentista pra fazer uma abturação, só que ela ñ fez, deixou meu dente com um buraco no meio e disse que eu tinha que fazer canal, só que com falta de dinheiro nao pude fazer e agora nasceu uma bola no meio do meu dente, ele esta bem sensivel…O que deve ser? e o que devo fazer?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Dressa,

      Isso pode ser uma invaginação da própria gengiva ou então o que chamamos de pólipo. Parte da polpa dental pode sair do conduto e exacerbar para a coroa do dente. O tratamento é a remoção e o tratamento do canal, em seguida faz-se a reabilitação do dente, ou com restauração ou com prótese.

      Procure um dentista, faça um esforço e cuide do seu dente para evitar perde-lo.

      Um abraço, e boa sorte.

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  88. Monica says:

    Olá Doutor
    Tenho um dente pré molar desvitalizado, agora fiz no mesmo dente uma fractura vertical, o meu Dentista ,diz que tenho que extrair este dente, não haverá outra solução?
    Obrigado, pela resposta

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Monica,

      Infelizmente quando uma fratura vertical subgengival ou infra-óssea é diagnosticada a conduta é a cirurgia de remoção do dente.
      Muitas vezes o custo-benefício para se “tentar” salvar o dente não é conveniente e temos que preservar a saúde.
      Confie no diagnóstico do seu dentista, ou procure outras opiniões para se sentir mais seguro.

      Boa sorte, um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  89. Priscilla says:

    Boa noite, preciso extrair 3 dentes sisos inclusos… Qual especialista eu proucuro?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Priscilla,

      Você deve procurar um cirurgião-dentista, especialista em cirurgia oral menor, ou um bucomaxilofacial.
      Boa sorte, e agradeço a pergunta,

      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  90. Maíra Oliveira says:

    Olá Dr. José Américo Bottino Junior, tudo bem?Estou fazendo tratamento dentário e a minha dentista percebeu no meu dente superior da frente um escurecimento proveniente de alguma pancada. De fato terei que fazer canal nele não há carie nem tartaro neste dente, mas surgiu uma fístula na minha gengiva em cima deste dente e ela está inchando, já dá até pra perceber um pouco de volume pelo meu sorriso, então te pergunto:
    _Mesmo nao tendo tártaro nem carie neste dente é normal que apareça uma fístula?
    Minha dentista fez uma drenagem neste dente ,resolveu um pouco mas a “bolinha” estava pequena e agora ela já aumentou de tamanho ela disse que vai fazer outra drenagem e que tem que ser feito o canal, o que me diz sobre isso? Ela disse que se eu nao estivesse sentindo dor que nao haveria necessidade de tomar remedio no caso ela me receitou amoxilina, mas como nao estou senindo dor nao estou tomando.
    Ah e outra pergunta: _Pelo meu raio x foi visto que meus 4 sisos estao nascendo inclinados entao terei que estraí-los e nao estão nem apontados ainda estou com 21 anos. Estou com curiosidade para saber se posso rancar os 4 no mesmo dia dia e se mesmo que extrair 1 de cada vez minha boca vai ficar inchada e por mais ou menos quanto demora pra desinchar?
    Abraço!!!
    Maíra.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Maíra,

      Sua fístula pode ser proveniente de uma necrose pulpar, ou seja, com a pancada que levou e com o passar do tempo, pode ter acontecido uma “morte” do tecido interno do dente que é a polpa ( canal). Caso realmente isso tenha sido diagnosticado você deverá tratar o canal.
      O colega deve ter percebido também a necessidade de fazer um tratamento conjunto com a periodontia (perda óssea), caso tenha ocorrido também, do contrário essa observação poderá ser desconsiderada.
      A fístula é um caminho de drenagem para o meio externo do abcesso, trata-se drenando ainda mais e tratando o canal.
      Os 3o.molares geralmente são extraídos de 2 formas, ou um em cada cirurgia ou dois do mesmo lado. Existem alguns cirurgiões que dependendo do grau de dificuldade da cirurgia lançam mão de fazer os 4 dentes em uma única cirurgia. Isso não é comum.
      O inchaço pode ocorrer, depende da complexidade do caso e das medicações pré-operatórias que serão prescritas.
      Consulte seu dentista para todas as informações.

      Obrigado pela pergunta,
      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  91. alan says:

    ola doutor estou usando aparelho atualmente a 1 ano, mais só de um tempo pra ca a dentista inventou de arranca 4 dentes meus 2 em baixo e 2 em cima, ela disse que isso é pra diminuir o tamanho da area da boca mais acho que é muito estrago arranca 4 dentes bons meu, voce acha que pode resolver o problema e acha certo, aguardo resposta

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Oi Alan,

      Geralmente o ortodontista faz esse diagnóstico no início do tratamento com base no exame clínico e análise da documentação ortodôntica.
      É comum quando não se tem espaço nas arcadas remover algum dente. Essa técnica ajuda para o planejamento perfeito do alinhamento e ajuste da oclusão (encaixe dos dentes).
      O colega dentista, talvez possa ter lançado mão de tentar preservar os dentes antes de indicar a remoção. Não chegando na excelência esperada, deve ter refeito seu planejamento.
      Confie em seu cirurgião-dentista, do contrário oriento fazer outras análises com profissionais distintos para que se sinta mais seguro. Cuidado não se leve pelo preço das manutenções, procure pensar em sua saúde.

      Obrigado pela pergunta,

      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  92. Daniela aparecida says:

    Ola doutor extrair o dente siso porem ta muito inflamado o lugar ta doendo muito o que posso tomar ja tomei diclofenaco cimelide e nada adiantou me ajude nao aguento mas chorar de dorobrigada dany

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Daniela,

      Infelizmente não posso prescrever nada via net, primeiro porque não é minha paciente, não conheço seu caso clínico, e é ilegal perante aso órgãos regulamentadores da minha profissão.
      Oriento entrar em contato com o dentista que fez a cirurgia, para que ele prescreva uma outra medicação ou então procure um serviço de emergência/urgência em odontologia.
      Siga as orientações pós-operatórias, e a prescrição feita pelo seu dentista.

      Obrigado pela pergunta,
      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  93. renata says:

    olá boa noite. ´gostaria de saber se quando vamos ao dentista fazer profilaxia se o aparelho prateado e a esponja branca passada nos dentes com pasta, é esterelizado? Fica dentro de uma embalagem, mas não vemos sair da estufa então fica duvida. Este aparelho prateado é comum ao liga-lo sair um líquido preto e cair na boca do paciente?

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Renata,

      As pontas de ultrason, escovas de robinson e taças de borracha são geralmente esterilizáveis. Para ser estéril em autoclaves deve estar embalada em sacos especiais que contém marcadores de esterilização.
      Sobre o líquido preto que diz ter saído da ponta de ultrason, só pode acontecer caso o reservatório de águas esteja com produtos para bochechos, ou quando a ponta passa em restaurações e faz o polimento, a camada mais oxidada dos amálgamas são eliminadas e ao ser desprezada na cuspideira pelo paciente pode sair uma secreção escurecida.

      Espero ter ajudado.
      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  94. Ingrid says:

    Doutor..

    Extrai um dente e pegou ponto.. ate ai tudo bem.. o problema é que o ponto caiu no dia seguinte da extração.. tem algum problema??
    A gengiva ta esbranquiçada e dentro ta preto.. o que pode ser ??
    Corro algum risco..

    Obrigada!!

    • Dr. Jose Americo Bottino Junior says:

      Ola Ingrid,

      A sutura (o ponto), tem como principal objetivo manter o coágulo sanguíneo dentro do alvéolo cirúrgico. A partir desse coágulo inicia-se o processo de cicatrização.
      Como seu ponto “caiu”, o que posso orientar é manter o local bem higienizado para que não ocorra inflamações ou infecções à partir do acúmulo de placa bacteriana.
      A gengiva esbranquiçada pode ser um sinal clínico de início de cicatrização ou de reabsorção da gengiva sem irrigação sanguínea.
      Você corre algum risco caso não mantenha a higiene.
      De qualquer forma consulte seu dentista para maiores informações e condutas clínicas.

      Obrigado pela pergunta,
      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  95. karina says:

    Olá Boa noite !!
    Coloquei aparelho fixo no dentes e usei durante dois anos e meio . tirei ontem , e ele só colocou contenção na parte inferior do dente e na parte superior não tem nada !! será que é assim mesmo ?? não corro o risco dos dentes irem pra frente denovo ?? desde já agradecida

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Karina,

      Geralmente coloca-se essa contenção nos dentes inferiores , e algumas vezes depende do planejamento final do seu cirurgião-dentista ele pode orientá-la a usar um aparelho móvel superior.
      Parece-me comum o tipo de tratamento proposto pelo colega. Na próxima manutenção ou consulta tire todas as dúvidas com seu ortodontista.
      Duas coisas importantes: Mantenha a higiene em dia. A contenção impede a excelência na higienização podendo futuramente desenvolver gengivites ou doenças periodontais mais severas. A segunda coisa, nunca abandone seu dentista ou ortodontista, sempre faça uma reavaliação. Isso é importante para que não perca todo um tratamento pregresso.

      Obrigado pela pergunta,

      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

    • larissy gabriela says:

      doutor sito mt gastura no meu dente quando pasa um vento vem a gastura cm que eu faço pr parar essa gastura?

  96. Mariann Carnevale says:

    Olá Dr. Boa noite! Gostaria de saber q tratamento uma criança de 12 anos deve fazer para os olares dela.. pq o superior do lado direito está nascendo virado para a BOCHECHA e não para baixo?! QUal o procedimento devo seguir?..

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Mariann,

      Antes de mais nada consulte um odontopediatra. Ele(a) analisará, fará o diagnóstico e plano de tratamento correto.
      No momento tente mantar bem a higiene para evitar processos cariosos e siga a orientação do odontopediatra. Ele pedirá o acompanhamento de um ortodontista ou ortopedista odontológico.

      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  97. luciana says:

    Oii doutor, olha estou com uma bolha clara perto do ultimo dente e mal consigo engolir ja faz alguns dias , e doi muito , me ajude isso doe muit , beeijo

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Luciana ,

      Podemos estar a frente de alguns diagnósticos. Consulte um cirurgião-dentista o mais rápido que conseguir para traçar seu plano de tratamento.
      Citamos alguma lesão apical da sua raíz, ou seja, coleção purulenta desenvolvida pela contaminação do canal do seu dente, ou ainda alguma lesão periodontal ( gengiva e osso). Não podemos esquecer de uma suposta queda de resistência do organismo, podendo ser um início de infecção de orofaringe ( garganta).
      Consulte um dentista, caso não seja nada odontológico, procure um médico otorrino.

      Grato pela pergunta,

      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  98. Tallia says:

    quando eu falo eu mordo a buchecha que tipo de aparelho devo usar.O fixo?

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Tallia,

      Você deve procurar um cirurgião-dentista especialista em ortodontia. Através do exame clínico e radiográfico, a partir de uma documentação ortodôntica que ele solicitará, com certeza será o profissional mais indicado para responder sua pergunta.
      Hoje existem muitos tipos de aparelho e tratamento para diversos casos. Podem lançar mão de aparelhos fixos ou móveis. O mais importante é fazer o tratamento para que no futuro essa mordida não lhe traga mais problemas.

      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  99. Mah says:

    Bom dia Drº. Eu usei aparelho há 3 anos e meio, por ter perdido os dois primeiro molar da parte inferior direito e esquerdo, segundo a dentista, o aparelho iria unir os espaços, e nao iria ficar o espaço dentre os dentes.Ocoreu que eles nao se uniram, continuo ate hoje com o espaço dentre eles e ainda tive um baita prejuizo.Na parte superior do meus dentes, onde ficam a banda pra segurar o aparelho, eu perdi meus dois primeiro molar direito e esquerdo, por mal tratamento dessa mesma dentista. Fiz tratamento de canal quando tirei o aparelho fixo, e por motivo de relaxo mesmo, acabei nao fechando este canal..hoje, fui no dentista e ele me reconmendou que eu arranque esses dois dentes superiores primeiro molar porque estao muito danificados, e nao há mais soluçao a nao ser extrai-los.Este novo dentista me sugeriu, depois que eu extrair os dois um de cada lado superior, colocar um aparelho, pra unir o pespaço, ou um implante, sei q implante é muito caro, nao sei o q fazer, estou com o mesmo trauma de 5 anos atraz, sera que devo usar novamente aparelho? Ou ele ja sabe que os espaços nao vo fechar e so quer meu dinheiro?? NAO SEI O Q FAZER, JA PASSEI PELA MESMA SITUAÇAO A NOS ATRAZ E ATE HJ OS ESPAÇOS NA PARTE INFERIOR PERMACECEM, MEUS DENTES SAO TOOODOS ALINHADOS, E PERFEITOS, QUE FAÇO ME AJUDE, DEVOR EXTRAIR E POR REALMENTE APARELHO? O DENTISTA ME AFIRMOU Q ELES VAO COBRIR O ESPAÇO DA EXTRAÇAO.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Mah ,

      Realmente um caso para se pensar.
      O espaço de um molar, ou dois , um de cada lado na minha opinião é muito grande para se pensar em fechar completamente. Caso não tenha espaço entre os dentes anteriores e possa alinha-los pode-se pensar em fechar, do contrário não recomendaria.
      Sabemos que o tratamento com implantes reduziu muito o preço , mas ainda continua um pouco mais caro. Sugiro que faça um tratamento ortodôntico para que o dentista faça um planejamento para manter espaço suficiente para colocação do implante e da coroa.
      Não perca muito tempo, pois seu osso poderá ser reabsorvido o que impossibilita a colocação de implantes.
      Deveria fazer um exame clínico e um análise radiográfica do seu caso para emitir essa opinião mais seguro. O melhor a fazer é consultar outros especialistas em ortodontia e implantodontia para sentir mais segurança.

      Conte comigo, agradeço a pergunta,

      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

  100. Ricardo says:

    Olá Doutor. Meus sisos de cima estão inclusos e o dentista que vai extrair pode demorar um mês até estar disponível para fazer a extração. É possível nesse tempo os sisos entortarem os outros dentes?

    • Ricardo says:

      Ah e estão na posição normal, não estão deitados.

      • Dr. José Américo Bottino Junior says:

        Oi Ricardo,

        O fato de não estarem deitados, teoricamente facilita o transcirurgico para sua dentista.
        Devemos lembrar que toda cirurgia requer de cuidados pré e pós operatórios, independente das posições dos elementos dentais.

        Agradeço a pergunta,

        Um abraço,

        Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

    • Dr. José Américo Bottino Junior says:

      Ola Ricardo,

      Fique tranquilo. Não será tão rápido que seus 3o. molares poderão agir contra a os dentes permanentes adjacentes.
      Pode esperar tranquilamente sua consulta.
      Um abraço,

      Dr. José Américo Bottino Junior, cirurgião-dentista, especialista em periodontia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>