ANS lança espaço da qualidade para avaliar os planos de saúde


ANS
 lança espaço da qualidade para avaliar os planos de saúde

No final de 2012 a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, lançou um espaço virtual em seu portal. O objetivo é fazer com que as operadoras de planos de saúde ofereçam melhores serviços. Uma vez que, os beneficiários e futuros clientes das empresas poderão ter acesso a mais informações e ver com mais transparência a qualidade dos serviços oferecidos.

No espaço será apresentando o IDSS- Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar, isso significa que as operadoras serão avaliadas em relação à assistência de seus serviços, à situação financeira, à estrutura e à satisfação do beneficiário, desde que está esteja dentro dos parâmetros estabelecidos pela ANS.

A avaliação ocorre através de pontuações que vão de zero até a nota máxima 10. Assim fica mais fácil para o consumidor conferir como está a situação da sua operadora. Além disso, o portal, conhecido como espaço da qualidade, também possibilitará que futuros beneficiários de planos de saúde analisem melhor que operadora pretendem escolher.

Além dos resultados do IDSS, o espaço virtual também apresenta como está a qualidade dos programas de qualificação, promoção de saúde, prevenção de doenças e também faz uma média do índice de reclamações das empresas. Outro detalhe é a lista de planos de saúde que estão suspensos para a comercialização.

A ANS optou pela medida, depois de ter testado avaliações anteriores. Em 2010 o número de operadoras que apresentaram notas que ficaram entre 0,60 e 1,00, considerados os melhores índices, foi de 482. Já no ano seguinte, esse número subiu para 735 de um total de 1.239 empresas de saúde analisadas.

Para que haja um equilíbrio, ou seja, as empresas possam continuar melhorando os seus serviços e oferecer uma assistência à saúde de melhor qualidade, a ANS continuará implantando as medidas necessárias para garantir a sustentabilidade das operadoras sem jogar o peso dos gastos para o bolso do usuário.

 

 

Gostou? Então Compartilhe!
This entry was posted in Uncategorized.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *