A Dieta de quem tem Diabetes

Seguir uma dieta saudável é fundamental para todas as pessoas, pois alimentos saudáveis podem ajudar na prevenção de doenças como a diabetes. No caso de quem já contraiu essa doença ter uma dieta balanceada é primordial, e ao contrário do que muitas pessoas pensam, permite incluir no cardápio diário a maioria dos alimentos. Isso porque, na verdade, o que diferencia a alimentação de um diabético das demais pessoas é o baixo teor de açúcar e não o corte de determinado tipo de alimento.
Dessa forma, quem tem diabetes deve ficar atento a uma série de informações, como valor calórico e características de cada alimento, para fazer a escolha certa durante as refeições.

diabetes A Dieta de quem tem Diabetes

Ministério da Saúde faz uma série de recomendações que devem ser seguidas pelos diabéticos de modo a tornar sua alimentação cada vez mais saudável:

– É preciso fazer de 5 a 6 refeições diárias, sempre no mesmo horário, para configurar uma rotina. De uma refeição a outra, o intervalo deve ser de 3 a 4 horas;

– Legumes, verduras e frutas devem fazer parte do cardápio diário. O ideal é escolher entre aqueles que possuem coloração mais forte, como os verdes escuros e amarelos;

– Os alimentos devem ser ricos em fibras: leguminosos (tipos diferentes de feijão), cereais integrais, como o arroz, o pão e diferentes farinhas, como aveia, trigo entre outras;

– Doces, refrigerantes, chocolates e outras guloseimas devem ser evitadas;

– O sal deve ser consumido em quantidade mínima. Os temperos prontos, assim como os alimentos industrializados, devem ser evitados. O ideal é dar preferência para as ervas, especiarias e limão para temperar as refeições e torná-las mais saborosas;

– O consumo de gordura, manteiga ou margarina deve ser moderado, assim como o de frituras. Leite desnatado, queijo branco, carnes magras e alimentos preparados com pouco óleo ou gordura ajudam a deixar a alimentação mais saudável;

– Consumo de bebidas alcoolicas e de tabaco devem ser evitados, além disso é preciso beber bastante água diariamente. Para os homens, o recomendável é a ingestão de 3,7 litros de água por dia e para as mulheres o indicado é 2,7;

– É preciso manter um peso saudável e fazer atividades físicas regularmente.

Como cada organismo reage de maneira diferente às doenças, é preciso que a rotina das refeições seja indicada por um nutricionista, que vai avaliar o que cada paciente precisa, de acordo com suas particularidades. Os exercícios também devem ser acompanhados por um especialista, principalmente por um cardiologista. Por isso, outra recomendação para quem tem diabetes é ter um plano de saúde que lhe ofereça essas opções, através de consultas periódicas, o que possibilita uma convivência mais tranquila e menos despreocupada com a doença.

 

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2 Responses to A Dieta de quem tem Diabetes

  1. Antônio Ribeiro says:

    Tenho alguns parentes que tem diabetes e sei muito bem como eles se alimentam. Interessante o artigo. Abraço

  2. ALESSANDRA says:

    TENHO DIABETE 340 ME SINTO BEM MAIS DESMAIEI 2 VEZES E TENHO GERALMENTE 3 REFEIÇÕES POR DIA O QUE DEVO FAZER.

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